Conecte-se conosco

Brasil

Carnaval 2024: Salgueiro contará mitologia Yanomami na Marquês de Sapucaí

O enredo “Hutukara”, que contará a mitologia Yanomami para destacar a luta dos povos originários por respeito e valorização da floresta.

A escola de samba carioca Salgueiro fará um desfile em defesa da preservação da Amazônia no carnaval de 2024. No dia em que completa 70 anos, a escola anunciou nesse domingo, 5/3, o enredo “Hutukara”, que contará a mitologia Yanomami para destacar a luta dos povos originários por respeito e valorização da floresta.

O tema será levado à Sapucaí no próximo ano em meio aos esforços dos últimos meses de combate ao garimpo e de socorro a indígenas adoecidos em Roraima. “A parte do céu da qual nasceu a Terra” é o significado do termo que dá o título do enredo da vermelho e branco, que será desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira.

— Escolhemos divulgar o título do nosso enredo como um presente para a comunidade salgueirense nesse aniversário de 70 anos. Estamos na fase da pesquisa e muito fascinados com tudo o que estamos lendo e vendo. Através da mitologia dos Yanomami, queremos fazer uma defesa enfática da Amazônia, mostrar como essa natureza exuberante é importante para todos nós. É um enredo muito sagrado — afirma o carnavalesco.

Enredista da escola, o jornalista Igor Ricardo, recém-contratado para desenvolver a pesquisa do tema, conta que a sinopse do enredo será divulgada em maio, mas que os trabalhos já estão a todo vapor.

— É uma responsabilidade e um grande desafio escrever sobre um tema tão necessário, não só para o carnaval, mas para o Brasil e o mundo. Estamos, Edson e eu, totalmente mergulhados neste universo tão rico e vasto para entregar aos compositores salgueirenses uma sinopse que renda um samba digno de entrar para a lista dos mais bonitos da nossa galeria — comenta Igor.

As informações são do site Extra.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + quinze =