Brasil
Brasil recicla 100% das latinhas de alumínio em ano recorde, informa Abal
Índice superou o registrado em 20221, quando o país atingiu 98,7%
Sucesso na reciclagem de latas de alumínio para bebidas há décadas, o Brasil atingiu feito inédito em um ano em que a indústria passou por ajustes nos estoques do material. Os dados obtidos pela Recicla Latas, com o apoio da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), foram assegurados por empresas de auditoria independente e confirmaram que os recicladores processaram 390,2 mil toneladas de sucata, montante equivalente às 31,85 bilhões de unidades comercializadas pelos fabricantes de latas em 2022.
O índice de reciclagem de 100% alcançado pelo Brasil em 2022 foi comemorado pelas entidades envolvidas, unindo fabricantes e recicladoras da latinha, partes fundamentais desse processo, que explicaram a conquista.
“Esse resultado comprova mais uma vez que o sistema de logística reversa brasileiro das latas de alumínio é robusto e maduro. Nossos associados continuam aperfeiçoando esse modelo e mantendo nossos índices em patamares elevados, inclusive em cumprimento aos compromissos que assumimos com o Ministério de Meio Ambiente”, destaca Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas.
A reciclagem da latinha evitou a emissão de mais de 15 milhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE) nos últimos 10 anos e injeta aproximadamente R6 bilhões anualmente na economia, contribuindo na geração de trabalho e renda para mais de 800 mil catadores. São 36 centros de coleta em 19 estados, centros de laminação e reciclagem e 25 fábricas da embalagem em todas as regiões do Brasil.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário