Conecte-se conosco

Brasil

Brasil confirma acordo com programa que facilita entrada de brasileiros nos Estados Unidos

O Global Entry permite a liberação mais rápida de cidadãos brasileiros em solo norte-americano. Contudo, a exigência de vistos continua valendo.

O Globel Entry promete facilitar trâmite para viajantes brasileiros nos EUA. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em uma nota conjunta do Itamaraty e da Casa Civil, o governo brasileiro anunciou, nesta segunda-feira (7), a entrada do país no programa Global Entry, que facilita o acesso aos Estados Unidos. Em resumo, o acordo permite a liberação mais rápida de cidadãos brasileiros em solo norte-americano. Contudo, a exigência de vistos continua valendo.

O ‘upgrade’ promete acabar com a necessidade de enfrentar longas filas de espera, desde que os candidatos sejam aprovados no programa, que facilitará o trânsito de visitantes frequentes considerados ‘confiáveis’, caso de executivos, por exemplo.

Os interessados já podem fazer sua inscrição pela plataforma do programa, acessível em https://www.cbp.gov/travel/trusted-traveler-programs/global-entry/how-apply. O Global Entry é um programa do governo americano, administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.

“Para participar, os viajantes interessados devem ser aprovados pela CBP, após pagarem taxa de inscrição e cumprirem o processo de registro e avaliação prévia. Uma vez aprovados, poderão fazer o trâmite de ingresso nos EUA em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos.

O trâmite simplificado para viajantes brasileiros nos EUA estimulará contatos empresariais, interação cooperativa e turismo, fortalecendo as relações entre os dois países.

A implementação do GE para cidadãos brasileiros foi coordenada pela Casa Civil da Presidência da República e contou com o envolvimento dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública e da Economia, assim como da Secretaria da Receita Federal e da Polícia Federal”, diz trecho da nota conjunta divulgada pelo governo brasileiro.

A informação é do site O Dia.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − sete =