Brasil
Bolsa Família: 100 mil terão benefício bloqueado em janeiro por CPF irregular
Em meados de dezembro passado, o governo federal anunciou que os bloqueios começariam no início de 2024
Os bloqueios do Bolsa Família de beneficiários que estão com inconsistências nos dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) já vão impactar a folha de pagamento de janeiro, cujos depósitos vão começar no próximo dia 18. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), cerca de 100 mil pessoas contempladas pelo programa serão atingidas.
Em meados de dezembro passado, o governo federal anunciou que os bloqueios começariam no início de 2024, mas ainda não tinha ficado claro se a medida impactaria os pagamentos feitos neste primeiro mês ou a folha de janeiro, depositada em fevereiro. De acordo com o ministério, a medida faz parte de um esforço para aprimorar a gestão do programa assistencial, a fim de fazer com que o benefício chegue às pessoas que realmente precisam.
Ainda segundo o MDS, o pagamento será retomado quando a situação for regularizada junto à Receita Federal. Caso a situação não seja resolvida em até seis meses, os benefícios serão cancelados.
É importante destacar que as irregularidades no CPF de qualquer integrante da família, e não apenas do titular do benefício, podem gerar o bloqueio do pagamento. Os beneficiários podem esclarecer suas dúvidas sobre o CPF e o Bolsa Família por meio do Disque Social 121.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário