Brasil
Amazônia: Lula promete desmatamento zero e apoio aos povos indígenas
Novo presidente da República disse que essas são razões para ter criado o Ministério dos Povos Indígenas, inédito na história do país.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incluiu, no discurso de posse lido no Congresso Nacional neste domingo (1º), promessas e metas ambiciosas na área ambiental.
Lula disse que a meta do novo governo é alcançar “desmatamento zero” na Amazônia e promover uma transição da economia brasileira rumo a um modelo sustentável.
“Nenhum outro país tem as condições do Brasil para se tornar uma grande potência ambiental a partir da criatividade da bioeconomia e dos empreendimentos da sociobiodiversidade”, disse o novo presidente do Brasil.
“Vamos iniciar a transição energética-ecológico para uma agropecuária e uma mineração sustentáveis, uma agricultura familiar mais forte e uma indústria mais verde.”
“Nossa meta é alcançar o desmatamento zero na Amazônia, a emissão zero de gases de efeito estufa na matriz energética, além de estimular o reaproveitamento de pastagens degradadas. O Brasil não precisa desmatar para manter e ampliar sua estratégica fronteira agrícola”, prosseguiu.
Lula disse ainda que o Brasil não precisa “derrubar madeira”, “fazer queimada” e “invadir os nossos biomas”. Em vez disso, pode replantar os 30 milhões de hectares de terras degradadas.
Povos indígenas
O presidente da República afirmou que o objetivo do governo continuará sendo o de garantir “liberdade e oportunidade de criar, plantar e colher”.
“O que não podemos admitir é que seja uma terra sem lei. Não vamos tolerar a violência contra os pequenos, o desmatamento e a degradação do ambiente que tanto mal já fizeram ao nosso país”, ressalvou.
Segundo Lula, a necessidade de proteger a floresta é “uma das razões” para a criação do Ministério dos Povos Indígenas.
“Ninguém conhece melhor as nossas florestas, nem é mais eficaz em defendê-las, que os que estavam aqui desde tempos imemoriais. Cada terra demarcada é uma nova área de proteção ambiental”, declarou.
“A estes brasileiros e brasileiras, devemos respeito. E com eles, temos uma dívida histórica. Vamos revogar todas as injustiças cometidas contra os povos indígenas.”
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário