Amazonas
Vereador diz ter encontrado 1.513 CPFs errados, nomes repetidos e em branco na lista de vacinação da Covid-19 em Manaus
Vereador Amom Mandel citou 1.513 CPFs errados; quatro nomes em branco e 12 nomes repetidos, de pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac
Em um balanço parcial da análise da lista de vacinação da Covid-19 divulgada pela Prefeitura de Manaus, o vereador Amom Mandel (PODE) informou, nesta segunda-feira (25/01), ao Portal 18 Horas ter encontrado 1.513 CPFs errados; quatro nomes em branco e 12 nomes repetidos, de pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac. A listagem é alvo de ação na Justiça Federal depois de pessoas consideradas fora do grupo de prioridade serem beneficiadas com o imunizante.
Conforme o parlamentar, a checagem dos nomes das pessoas imunizadas em Manaus ainda não foi concluída e segue em análise pelo grupo de manauenses que verifica os dados divulgados pela Prefeitura de Manaus.
“Virei a madrugada com a ajuda de centenas de pessoas que me ajudaram a verificar a lista. Ainda não finalizamos o trabalho. Valer alguns dias para concatenar tudo”, frisou o parlamentar.
O vereador mais novo da atual legislatura da Câmara de Manaus explicou porque os 1.513 CPFs são considerados errados.
“Quando falo CPFs errados é porque está com mais de 11 dígitos ou menos de 11 dígitos, que é a quantidade de dígitos de um CPF”, disse Amom.
Segundo o parlamentar, assim que o levantamento for concluído, irá produzir um documento oficial sobre as discrepâncias encontradas na lista dos vacinados em Manaus.
“Há uma parcela grande de pessoas que estão na categoria outros. Estamos concatenando todas as informações para que nos próximos dias possamos soltar um documento muito bem fundamentado”, declarou.
Justiça
No sábado (23/01), a juíza federal Jaiza Maria Fraxe, do Amazonas, afirmou que “é fato público e notório os inúmeros desvios na distribuição e aplicação das vacinas que vem ocorrendo na cidade de Manaus, sendo destaque no noticiário nacional”, ao decidir que a Prefeitura de Manaus dê transparência à lista dos vacinados em Manaus, em uma ação movida por órgãos de controle federais e estaduais para obrigar o Município de Manaus a dar transparência à lista de vacinados contra a Covid-19.
A ação é para obrigar o Município de Manaus a publicar a relação das pessoas vacinadas. E tem como autores os Ministérios Públicos (Federal, do Trabalho, do Amazonas, e junto ao Tribunal de Contas do Estado), Defensorias Públicas da União e do Amazonas.
Entre as denúncias, aparecem nomes de empresários que são fornecedores do Governo do Estado e receberam a vacina.
Foto: Robervaldo Rocha/Dircom/CMM
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário