Conecte-se conosco

Amazonas

‘Verão Amazônico’ começa neste sábado com previsão de chuva acima da média

A previsão climática para a Região Norte, este ano, é de que a chuva ocorra “próxima ou acima da média climatológica sobre o norte da região e parte leste do Amazonas”.

Começa amanhã (20), mais precisamente às 18h44, o inverno no Hemisfério Sul, onde está praticamente toda a área territorial do Brasil, com exceção de uma parte no extremo norte do País. Moradores de grande parte da Amazônia Legal vivem nesta época do ano o Verão Amazônico, marcado por altas temperaturas e baixa umidade. A exceção acontece nos estados do Amapá, Roraima e parte do Amazonas, que vivem o período de chuvas.

A estação se estenderá até as 10h31 do dia 22 de setembro. A diminuição da chuva em boa parte do país acaba por reduzir também a umidade relativa do ar, favorecendo o aumento de queimadas, incêndios florestais e a incidência de doenças respiratórias.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste período, chove menos na maior parte do Amazonas. Outras características da estação são as incursões de massas de ar frio, procedentes do sul do continente. Por causa delas, há no país, queda “acentuada” das temperaturas médias do ar. Há o fenômeno das ‘friagens’ em algumas cidades de Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.

A previsão climática para a Região Norte, este ano, é de que a chuva ocorra “próxima ou acima da média climatológica sobre o norte da região e parte leste do Amazonas”, informou, em nota, o Inmet. Ainda de acordo com o instituto, nas demais áreas a tendência é de que a chuva fique abaixo da média, “principalmente no sul da região amazônica, onde normalmente chove abaixo de 300 milímetros no período de julho a setembro”.

Saúde

Proteger-se do sol deve ser preocupação principal. O uso diário do protetor solar é indispensável. A partir do fator 30, o filtro solar é bem indicado. O uso de chapéus, óculos e roupas para a proteção da radiação solar também são importantes, assim como . o uso de roupas mais leves e com cores mais claras.

Durante os dias mais quentes, a quantidade de banhos também pode aumentar, mas o uso do sabonete deve ser restrito, pois ele tira a proteção da pele.

É preciso tomar muita água, até quatro litros, ou 30 milímetros por cada quilo da pessoa. Para evitar desidratação que causa dor de cabeça. . Os rins reclamam e gera a dor de cabeça. É bom andar com uma garrafa de água. As comidas devem ser mais leves como verduras e frutas.

É preciso evitar o choque térmico entre e lugares frios e quentes, que faz mal ao corpo. O correto é desligar o ar-condicionado e esperar a temperatura do corpo igualar-se ao do ambiente para poder sair.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − doze =