Amazonas
Vazante do rio Negro: concessionária diz que abastecimento de água tratada em Manaus não corre risco
A empresa também informou que o estoque do material para o tratamento da água, que dependem da logística fluvial afetada pela seca, também está normal.
A Águas de Manaus, empresa concessionária do serviço de abastecimento de água potável e encanada de Manaus, informou que o abastecimento está normal e que não há risco de racionamento, em meio à estiagem no Rio Negro, de onde é retirada quase toda a água distribuída e cuja cota chegou a menos de 60 centímetros da maior vazante já registra, em 2010.
A empresa informou que monitora diariamente o nível do rio e faz projeções e não viu necessidade de tomar medidas de contingenciamento. As atuais projeções não apontam riscos de mudança no cenário, disse o gerente de operações da empresa, Lineu Machado.
As quatro estações que captam água e abastecem Manaus, permanecem produzindo um volume superior a 20 mil litros de água por segundo, o mesmo dos períodos em que o rio está cheio.
A empresa também informou que o estoque do material para o tratamento da água, que dependem da logística fluvial afetada pela seca, também está normal. “Com a avaliação de que teríamos o El-Niño e uma expectativa de vazante neste período, no começo do ano, fizemos um grande estoque de produtos químicos para o tratamento de água. Temos um estoque de produtos para o tratamento de água até o fim do ano”, explica o gerente de operações.
A empresa reforça mensagens contra o desperdício de água tratada e o uso consciente do recurso.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário