Amazonas
Ufam conquista sua primeira nota 4 no recredenciamento institucional do MEC
A Ufam passa a integrar o grupo de universidades públicas federais que mais avançaram e se destacam em infraestrutura, corpo docente, ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) alcançou, pela primeira vez, o conceito 4, de um total de 5, na avaliação para recredenciamento institucional realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a partir da avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, Sylvio Puga, nesta quarta-feira.
Com a divulgação do novo conceito, a Ufam passa a integrar o grupo de universidades públicas federais que mais avançaram e se destacam em infraestrutura, corpo docente, ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. “O resultado dessa avaliação institucional, que é a modalidade mais completa de análise, leva ao recredenciamento da Ufam. Isso, para nós, é motivo de muito orgulho! Significa que estamos no caminho da excelência, tanto dos nossos cursos, individualmente, quanto da nossa Universidade, de modo geral”, disse Puga.
Os mais de 100 anos de implantação do ensino superior no Amazonas é comemorado em 17 de janeiro. Foi nessa data, em 1909, que surgiu a primeira Instituição de ensino superior do país, a Escola Universitária Livre de Manáos, criada por inspiração do tenente-coronel do Clube da Guarda Nacional do Amazonas, Joaquim Eulálio Gomes da Silva Chaves. Em sessão de 12 de fevereiro de 1909, o Conselho Constituinte elegeu Eulálio Chaves para promover o reconhecimento oficial da Escola e cuidar da publicação de seus Estatutos. A Lei nº. 601, de 8 de outubro de 1909, considerou válidos os títulos expedidos pela Escola Universitária.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário