Amazonas
Tribunal do Júri condena réu a 56 anos de prisão por tentativa de homicídio contra policiais federais no Amazonas
O crime ocorreu em 2017, durante uma operação de repressão ao tráfico de drogas no Rio Amazonas, Policiais federais abordavam uma lancha suspeita quando os ocupantes tentaram fugir em alta velocidade e abriram fogo contra os agentes.

A Justiça Federal informou que o Tribunal do Júri da Seção Judiciária do Amazonas condenou, nesta quarta-feira (26/03), Sulielder Martins de Souza a 56 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão por tentativa de homicídio qualificado contra seis policiais federais. Além disso, o réu foi condenado pelos crimes de resistência tráfico de drogas, , porte ilegal de arma de fogo e munição de uso restrito. O Tribunal do Júri encerrou os trabalhos por volta da 1h desta quinta-feira (27).
A sessão foi conduzida pelo juiz federal Thadeu José Piragibe Afonso, titular da 2ª Vara Federal, especializada em crimes financeiros, lavagem de dinheiro e organizações criminosas. Sete jurados analisaram as provas e depoimentos apresentados, incluindo os relatos das vítimas e das testemunhas arroladas pelo Ministério Público Federal do Amazonas (MPF), e responderam aos quesitos para a formação do veredicto.
Durante o julgamento, acusação e defesa realizaram suas sustentações orais. Além disso, um perito da Polícia Federal apresentou uma análise técnica sobre a letalidade e o funcionamento dos armamentos apreendidos, destacando o fuzil AR Galil, calibre 5.56/.223, modelo 706 IMI.
O Conselho de Sentença decidiu pela absolvição do réu quanto ao crime de associação criminosa, levando o magistrado a julgar parcialmente procedente a denúncia do MPF.
O caso
De acordo com a denúncia, o crime ocorreu em 7 de fevereiro de 2017, durante uma operação de repressão ao tráfico de drogas no Rio Amazonas, próximo ao município de Urucará (AM). Policiais federais abordavam uma lancha suspeita quando os ocupantes tentaram fugir em alta velocidade e abriram fogo contra os agentes, que revidaram os disparos.
Durante a perseguição, a embarcação dos criminosos seguiu em direção à margem do rio. Dois suspeitos tentaram fugir, mas o réu permaneceu no local devido a ferimentos. O outro conseguiu escapar para a mata, sendo capturado posteriormente. Dentro da lancha, foram encontrados dois indivíduos sem vida e um grande carregamento de drogas e armamentos: 780,05 kg de cocaína, 23 kg de maconha, três fuzis, 324 munições, seis celulares, R$ 30 mil em espécie, um cordão de ouro e armamento de origem peruana.
Ação Penal de Competência do Júri 0004355-61.2018.4.01.3200
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário