Amazonas
Transparência do Fundeb está prejudicada no Amazonas, diz presidente do Sinteam
O nome dos representantes do Sinteam para o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb no Amazonas já foram repassados mas até o momento não há notícia sobre a posse.
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no Amazonas está sem colegiado desde agosto, quando encerrou o mandato dos conselheiros. A informação é da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues.
Segundo ela, o atraso prejudica, entre outras coisas, a transparência na aplicação dos recursos, uma vez que o colegiado não tem poder legal desde o dia 28 de agosto de 2019.
“Há, inclusive, boatos circulando em grupos de whats app afirmando que haverá pagamento de abono. Não temos nem como pedir informação porque não temos a quem nos dirigir no conselho, uma vez que não há presidente”, explicou Ana Cristina.
Segundo ela, o nome dos representantes do Sinteam já foram repassados mas até o momento não há notícia sobre a posse.
Os membros do conselho têm o papel principal de fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundeb junto à Secretaria de Educação. O trabalho de fiscalização dos recursos do Fundeb dever ser contínuo, conforme manda a lei.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário