Conecte-se conosco

Amazonas

Subida do rio Negro faz CPRM emitir alerta de inundação em Manaus e na zona rural

A probabilidade de que o rio venha atingir a cota de inundação em Manaus é de 99%. Prefeitura já monitora bairros da capital e da zona rural que podem ser atingidos pela enchente.

Régua do Porto de Manaus monitora a subida do rio Negro. (Foto:Ive Rylo G1 AM-Arquivo)

O primeiro alerta de cheia com dados que sinalizam a previsão de cota máxima a ser atingida pelo rio Negro , neste ano, foi emitido nesta quarta-feira,31/3, pelo Sistema de Alerta Hidrológico do Amazonas, coordenado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Para Manaus, a previsão é que o rio Negro atinja um valor próximo a 29,45 m, com um intervalo provável variando entre 28,55 e 30,35 m.

Segundo o modelo utilizado, a probabilidade de que o rio venha atingir a cota de inundação em Manaus (de 27,50 m) é de 99%, no mês de maio. Para a cota de inundação severa (29,00 m) essa probabilidade é de 80%, e para a cota máxima (29,97m em 2012) é de 17%.

Para Manacapuru, a previsão é que o rio Solimões atinja um valor próximo a 20,20 m, com um intervalo provável variando entre 19,20 e 21,20 m (considerando 90% de intervalo de confiança). A probabilidade de que o rio venha atingir a cota de inundação em Manacapuru (de 18,20 m) é de 99%. Para a cota de inundação severa (19,60 m) essa probabilidade é de 85%, e para a cota máxima (20,78 m em 2015) é de 17%.
Em Itacoatiara, a previsão também é que a cidade sofra inundação. Se acordo com o monitoramento, o rio Amazonas vai atingir um valor próximo a 14,90 m, com um intervalo provável variando entre 14,20 e 15,60 m (considerando 90% de intervalo de confiança). A probabilidade de que o rio venha atingir a cota de inundação em Itacoatiara (de 14,00 m) é de 99%. Para a cota de inundação severa (14,20 m) essa probabilidade é de 97%, e para a cota máxima (16,04 m em 2009) é de 10% .
Providências
Diante do alerta da CPRM, a Prefeitura de Manaus está monitorando 15 bairros da área urbana e 17 da zona rural ribeirinha, com riscos de inundação pelo rio Negro. O comitê de pronta-resposta está trabalhando no plano de ações emergenciais e prevendo as consequências da cota acima de 29 metros, que classifica uma cheia extrema na cidade, resulte em vários pontos de alagamento na cidade.
Bairros
De acordo com o estudo realizado pela Prefeitura de Manaus, na região urbana os bairros atingidos devem ser o Tarumã, Mauazinho, São Jorge, Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Colônia Antônio Aleixo, Aparecida, Centro, Santo Antônio, Cachoeirinha, Glória, Compensa e Puraquequara.
Na região rural ribeirinha, a Defesa Civil vai monitorar as comunidades Nova Canaã do Aruau, São Francisco do Aruau, Lindo Amanhecer, São Sebastião do Cuieiras, São Francisco do Chita, Bela Vista do Jaraqui, Nova Jerusalém do Minpidiau, São Sebastião do Tarumã-Mirim, Agrovilla, Cueiras do Tarumã-Açu, Nova Esperança do Apuau, Santa Isabel do Apuau, Nova Aliança do Apuau, União e Progresso, São Francisco do Tabocal, São Raimundo e o assentamento Nazaré.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + dezoito =