Amazonas
Sob fumaça espessa, Manaus amanhece com qualidade do ar ainda pior nesta quinta-feira (12/10), Dia das Crianças
Qualidade do ar na cidade está topo das piores do mundo e a pior do Brasil, em função das queimadas, a maioria delas ilegais.
Coberta por uma fumaça espessa, Manaus amanheceu nesta quinta-feira (12/10), Dia das Crianças, com a qualidade do ar ainda pior do que nos dias anteriores, considerado péssimo, de acordo com o AppSelva. A qualidade do ar na capital, localizada no centro da floresta amazônica, no topo das piores do mundo e a pior do Brasil, em função das queimadas, a maioria delas ilegais.
Os sites especializados no monitoramento da qualidade do ar recomendam o uso de máscaras e não fazer exercícios físicos ao ar livre. A Maratona Internacional de Manaus de 2023, evento que estava marcado para o dia 15 de outubro, dentro das ações de comemoração do aniversário da cidade, foi adiado para o mês de dezembro.
A Prefeitura de Manaus, via Centro de Cooperação da Cidade (CCC), alterou o status da capital para “Mobilização”, nesta quarta-feira, 11/10. A alteração foi analisada por especialistas de saúde e meio ambiente das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa); e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), devido à fumaça proveniente das queimadas.
Como esclarece o superintendente do CCC, Sandro Diz, o estágio de Mobilização é classificado como o segundo nível, em uma escala de cinco, e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade devido a um evento previsto ou a partir da análise de dados provenientes de especialistas.
Para diminuir os riscos à saúde saúde relacionados à exposição à fumaça, as autoridades recomendam que medidas de proteção sejam adotadas, como o uso de máscaras, hidratação oral, com o consumo reforçado de líquidos, principalmente água, e a lavagem dos olhos e do nariz, usando-se soro fisiológico para evitar o ressecamento e o agravamento de quadros de irritação.
No ambiente doméstico, é importante o uso de umidificadores, vaporizadores ou de uma bacia com água para deixar os cômodos mais úmidos.
A exposição à fumaça pode causar desde desconfortos leves e passageiros a sintomas como dor de cabeça e dor de garganta, dificuldade respiratória, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos e crises alérgicas. É importante que, dentro do possível, as pessoas evitem aglomerações, circular em áreas próximas a queimadas e sair no horário de maior calor, desde o final da manhã até o meio da tarde.
Nos casos de agravamento de sintomas, principalmente dificuldade para respirar (falta de ar), a pessoa deve procurar uma unidade de saúde de pronto atendimento.
De acordo com dados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e que foram levantados pela Prefeitura de Manaus, via Semmas, as queimadas têm origem nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário