Conecte-se conosco

Amazonas

Sindicato cobra a antecipação da 1ª parcela do 13º salário dos servidores estaduais do Amazonas

O sindicato argumenta que o desempenho fiscal do Estado permite a antecipação, já realizada em anos anteriores e por outras gestões.

O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado do Amazonas (Simpol-AM) informou que enviou um ofício ao governador Wilson Lima (UB), solicitando a antecipação da 1ª parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais, que este ano não foi anunciada.

O sindicato argumenta que o desempenho fiscal do Estado permite a antecipação, já realizada em anos anteriores e por outras gestões. “O Amazonas encerrou o primeiro quadrimestre de 2024 com 39,65% dos gastos totais com pessoal sobre a Receita Corrente Líquida, um índice historicamente baixo”, afirma.

sindicato-cobra-do-governador-

sindicato-cobra-do-governador-

 

“A redução dos gastos ou aumento da receita, provavelmente ambos, contribuíram para esse resultado”, segundo o sindicato.

O ofício diz que, com a aproximação dos festejos de junho e do Festival Folclórico de Parintins, eventos que impulsionam a economia local, a antecipação do 13º salário beneficiaria a economia do estado. “Todos os servidores públicos, incluindo os policiais civis, seriam beneficiados pela antecipação”, diz.

Os servidores estaduais do Amazonas aguardam posicionamento oficial do estado sobre o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário, para poderem planejar seus orçamentos familiares. No último dia 2 de maio, o governo do Estado informou que não procedia a informação postada em um vídeo nas redes sociais sobre antecipação do 13º terceiro salário em 2024.

É a primeira vez, nos últimos anos, que o governo do Amazonas não anuncia, até os primeiros dias de maio, a antecipação do pagamento.

O governo informou que qualquer comunicação oficial sobre o pagamento da antecipação será divulgada nas redes sociais oficiais e por meio de material jornalístico enviado à imprensa.

Em 2023, o governo anunciou a primeira parcela do 13º salário para servidores públicos estaduais para os dias 11 e 12 de maio, de R$ 310 milhões, antes do Dia das Mães. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), cerca de 110 mil servidores receberam a parcela. A antecipação foi anunciada pelo governador Wilson Lima, no dia 1º de maio.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), cerca de 110 mil servidores estaduais podem ser beneficiados com a antecipação.

Em 2022, a parcela do 13º também foi antecipada. Em 2021, a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário a aproximadamente 102 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas, de R$ 233 milhões.