Conecte-se conosco

Amazonas

Sete em cada dez veículos do Amazonas estão com licenciamento atrasado, informa o Detran

Mais de 751 mil veículos no estado estão trafegando com licenciamento em atraso

Detran em blitz de veículos na capital amazonense – Foto: Divulgação/Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informou que 72,4% dos veículos que transitam no estado amazonense estão com o licenciamento atrasado. Conforme o órgão, 751.247 veículos estão com o licenciamento em atraso do total de 1.036.998 veículos no Amazonas. As informações são do G1.

Para circulação de veículo, o licenciamento anual é o procedimento realizado para a regularização dos débitos do veículo: IPVA, SEGURO DPVAT e Taxa do serviço de Licenciamento Anual. A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) aponta que 8,2 mil veículos estão com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em atraso no Amazonas, em 2021.

Para regularizar a situação do veículo, o proprietário deverá clicar no link https://www.detran.am.gov.br/servicos/licenciamento-anual/ . Em seguida, seguir o passo a passo disponibilizado pelo Detran.

Taxas

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) passou a disponibilizar o pagamento de suas taxas por meio de Pix, sistema de pagamento eletrônico instantâneo.

Todos os boletos com as taxas do Detran, multas aplicadas pelo órgão e o seguro obrigatório (quando ele voltar a ser cobrado) passarão a vir com um QR code para o pagamento via Pix. Já o Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), por se tratar de um tributo da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM), continuará a ser emitido apenas com o código de barras, como acontece atualmente.

As multas emitidas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) que estiverem pendentes de pagamento no ato do licenciamento do veículo, também poderão ser pagas por Pix, pois desde o último dia 1º de setembro, o órgão municipal de trânsito também passou a adotar o pagamento eletrônico instantâneo.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + dez =