Conecte-se conosco

Amazonas

Servidores da FCecon com salários atrasados protestam durante visita do governador, diz site

Funcionários da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) afirmam que estão sem receber salários desde janeiro.

O atraso de salários motivou o protesto de 44 profissionais de saúde da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), no bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus. A manifestação ocorreu quando o governador Wilson Lima (União) visitava as instalações do hospital, na tarde desta segunda-feira, 17/4.

De acordo com informações dos servidores divulgadas pelo site Radar Amazônico, 44 enfermeiros da empresa prestadora de serviços Queiroz Serviços e Gestão em Saúde, paralisaram suas atividades por falta de pagamento desde o mês de janeiro deste ano.

Uma enfermeira contou que está sem receber desde janeiro e que por isso estava tendo que pagar para trabalhar, já que precisava custear alimentação e transporte do próprio bolso.

“A gente paralisou porque estamos com salário pendente desde janeiro. É só promessa e promessa mas até agora nada! Tá todo mundo sem condições de vir trabalhar, sem dinheiro de transporte, sem dinheiro para nada mesmo, a situação tá crítica. Tem colegas com filho pequeno doente, um desespero! No dia de hoje resolvemos parar porque foi a gota d’água.”, informou a profissional, que não quis dizer seu nome pois, segundo ela, quem reclama ainda é demitido.

Ela também revelou que a gestão do hospital fez de tudo para tentar maquiar o problema durante a visita do governador.

“Nós já sabemos que eles estão arrumando a casa porque o governador vai hoje no FCecon. Então eles [direção do hospital] recrutaram voluntários. Aí tem voluntário assumindo escala na urgência na qualificação de risco, entendeu? Estão arrumando tudo, remanejaram voluntários e outros enfermeiros de outros lugares para cobrir os setores que estão com falta, né? A gente vai seguir paralisando até o dia que resolverem nos pagar”, desabafou.

Além da FCECON, várias unidades de saúde do Estado também possuem servidores terceirizados com salários atrasados. Por esse motivo, o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) esteve na Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE/AM) nesta segunda-feira (17) para tratar sobre os salários atrasados dos profissionais da saúde. Para combater a falta de pagamento, o parlamentar sugere um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), e vem em constantes visitas aos órgãos de controle para apresentar o acordo.

O Radar entrou em contato com a empresa e com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) – comandada por Anoar Samad, para saber qual a causa do problema e se alguma medida emergencial será tomada com relação ao caso. Em nota, a pasta de saúde reconhece os atrasos, mas diz que já está providenciando os pagamentos. Leia a nota na íntegra:

“A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), informa que ainda esta semana serão realizados os pagamentos referentes ao mês de novembro de 2022 e de parte do mês de janeiro de 2023. A FCecon reforça que os atendimentos na unidade nesta segunda-feira (17/04) foram mantidos e os usuários não foram prejudicados”.

Nas redes sociais , o governador Wilson Lima exaltou a visita ao hospital: “Estive, hoje, na FCecon, mostrando ao presidente da Aleam, Roberto Cidade, ao deputado federal Amom Mandel e ao deputado estadual delegado Péricles os avanços que estamos implantando na unidade”, anunciou .

Sobre a Queiroz

A QUEIROZ SERVICOS E GESTAO EM SAUDE LTDA é uma cooperativa, ou seja, possui vários sócios, e está localizada – segundo dados da Receita Federal – na rua Jorge Veiga Nº12 – bairro Parque Dez de Novembro.

As informações são do site Radar Amazônico.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − quinze =