Amazonas
Serviços do Hospital Francisca Mendes, do governo do Amazonas, em Manaus, entram na mira do Ministério Público Federal
Procurador da República instaurou procedimento de acompanhamento para apurar as providências adotadas para melhoria na prestação do serviço de saúde pela Fundação Hospital Francisca Mendes (FHCFM), no Amazonas.
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento de acompanhamento para apurar as providências adotadas pela Fundação Hospital Francisca Mendes (FHCFM), no Amazonas, para melhoria na prestação do serviço de saúde.
A instauração do procedimento considera as informações acerca da precariedade na prestação do serviço de saúde no Hospital Francisca Mendes e que, na Carta de Serviços da unidade, que é centro de referência na região norte, há previsão de diversos serviços especializados, entre os quais: cardiologia, cirurgia cardiovascular, cirurgias geral e eletiva (adulto e pediátrico), neurologia, entre outros.
O procedimento foi instaurado pelo procurador da República Igor Jordão Alves, para acompanhar e fiscalizar, no âmbito extrajudicial, de forma continuada, os serviços nna unidade do governo do Amazonas, que deve ser referência regional no tratamento de pacientes com doenças do coração.
Em dezembro, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou inquérito civil para investigar a suspensão dos procedimentos de cateterismo na FHCFM, bem como irregularidades que indicam a possível paralisação parcial ou total de serviços de saúde na unidade.
No início de dezembro, as duas máquinas de cateterismo da FHCFM estavam paradas. A denúncia foi feita por pacientes que estão há meses sem realizar exames e procedimentos cardíacos na unidade, que é referência para o tratamento no estado. Eles relataram que há meses buscam pelo tratamento, mas não receberam nenhum tipo de assistência.
O inquérito foi instaurado pela promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes.
A unidade faz parte do sistema estadual de saúde e é referência no tratamento das doenças do coração.
A Secretaria de Saúde do Estado (SES) informou, no dia 18/12/2023, que o hospital ia retomar a oferta de exames de cateterismo 18/12. No comunicado, diz que os pacientes adultos e pediátricos, que aguardam pelo procedimento, teriam seus atendimentos agendados e serão informados “em breve pela unidade de saúde. Muitos pacientes, que dependem do serviço, correm o risco de morte súbida.
O hospital é credenciado como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular nos seguintes serviços: Cirurgia Cardiovascular; Procedimentos da Cardiologia Intervencionista; Cirurgia Vascular; Procedimentos Endovasculares Extracardíacos e Laboratório de Eletrofisiologia. Além de oferecer os serviços na Alta Complexidade Cardiovascular.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário