Amazonas
Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito busca redução para número de mortes registradas em 2024
Somente em 2024, foram registradas 309 mortes em acidentes viários na capital, o maior número em dez anos de medição dos dados. Do total de vítimas, 158 foram motociclistas

Foto: IMMU
Nos últimos anos, as ruas de Manaus têm se tornado palco de mortes violentas no trânsito, causadas, principalmente, pela imprudência de motoristas. Ou seja, são morte evitáveis a partir de atitudes simples e que dependem, exclusivamente, do condutor. Somente em 2024, foram registradas 309 mortes em acidentes viários na capital, o maior número em dez anos de medição dos dados. Do total de vítimas, 158 foram motociclistas.
Esses números alarmantes reforçam a necessidade de conscientização e educação no trânsito para salvar vidas. Por isso, este ano, a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito traz como mensagem em todo o país, o tema: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
Em Manaus, Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito é política pública estabelecida por meio da Lei Municipal nº 1.861, de 6 de maio de 2014. O objetivo é disseminar a formação de valores na formação de cidadãos conscientes sobre seu papel no trânsito, uma vez que todos têm responsabilidade compartilhada.
Causas evitáveis
A colisão é o principal tipo de sinistro que ocasiona mortes no trânsito. Conforme registro do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em 2024 foram registradas 136 vítimas fatais, seguida de atropelamento (83) e choque (34). A colisão ocorre quando dois ou mais veículos em movimento se chocam enquanto o choque é definido quando um veículo em movimento bate em um objeto parado.
Além da velocidade, a falta de atenção, ocasionada em grande parte pelo uso de celular na direção, é uma das principais causas de acidentes. No Brasil, é responsável por 36,6% das ocorrências. O não respeito à sinalização, avanço de sinal vermelho e outras infrações representam 14,4% dos casos no país. A combinação de álcool e volante também está na lista dos perigos que aumentam os riscos nas vias.
O IMMU alerta ainda para a importância de todos cumprirem seu papel no dia a dia a fim de evitar possíveis acidentes. Carretas e caminhões devem respeitar os limites de velocidade e permanecer na faixa da direita e todos devem ter atitudes responsáveis como evitar fazer conversões e retornos em locais proibidos, que podem causar colisões e atropelamentos.
Ação e conscientização
Para reverter o cenário, a Prefeitura de Manaus promove a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito, que ocorre de 24 a 29 de março de 2025, com ações educativas voltadas à segurança viária. As ações de conscientização e reforço na fiscalização pretendem alertar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro e responsável com a participação de todos.
A campanha faz parte das iniciativas de educação para o trânsito, desenvolvidas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana de Manaus (IMMU) ao longo dos últimos anos, com o intuito de incentivar comportamentos mais seguros. Os programas são voltados para públicos específicos a fim de melhorar a interação destes com a mensagem.
O “Trânsito na Escola”, por exemplo, insere o tema no dia a dia das escolas, utilizando jogos educativos, vivências nas faixas, maquetes interativas e atividades lúdicas. O “Atravesse na Faixa” ensina pedestres a terem mais atenção ao atravessar a rua e alerta os condutores sobre a prioridade de quem está nas vias. Já o “Condutor Consciente” sensibiliza motoristas, sejam profissionais ou não, para a adoção de comportamentos mais seguros ao volante. O “Idoso e o Trânsito” desenvolve ações educativas voltadas à população idosa.
Para motociclistas, a Prefeitura de Manaus coordena dois programas: o “Vida Sobre Duas Rodas”, que estimula atitudes de respeito aos ciclistas que compartilham as vias com outros condutores, e o “Cinemoto”, que conscientiza motociclistas e passageiros sobre a importância da segurança no trânsito, contribuindo para um ambiente mais harmonioso.
Junto às universidades públicas e privadas, o “Trânsito em Conexão” incentiva pesquisas sobre trânsito e segurança viária e, por fim, o programa “Humaniza Trânsito” realiza ações educativas para promover um trânsito mais humano, incentivando a revisão de conceitos, quebra de paradigmas e adoção de atitudes mais seguras.
A Prefeitura de Manaus acredita que todos podem ajudar a reduzir os acidentes e a contribuir com um trânsito mais seguro em Manaus. Respeitar as regras e dirigir com responsabilidade é um ato de cidadania e de valorização da vida.
Com informações da assessoria
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário