Amazonas
Secretária de Educação do Amazonas deixa o cargo em meio a números negativos no Ranking de Competitividade dos Estados
Ao longo da gestão de Kuka, o Amazonas perdeu uma posição no Ranking de Competitividade dos Estados de 2023 no indicador Educação, passando para o 23º lugar, com nota 20,2, na escala que vai de 0 a 100.
A secretária de Educação do Amazonas, Kuka Chaves, pediu exoneração do cargo terça-feira (23/01). Assume o cargo, de forma interina, Arlete Mendonça, que já atuava como secretária-adjunta pedagógica na equipe de Kuka. O governo deve confirmou a informação nesta quarta-feira, Dia Internacional da Educação. Arlete Mendonça será a quarta pessoa a assumir o cargo, nas duas gestões do governador Wilson Lima (UB), de acordo com informação do Governo do Amazonas distribuída à imprensa.
A agora ex-secretária, segundo o governo, alegou “problemas pessoais” para deixar o cargo que assumiu em agosto de 2021, substituindo Luis Fabian, que deixou a pasta para ser secretário de Governo. Fabian, depois, foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas.
A nova titular da Seduc é servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) há 23 anos. Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Amazonas (2008) com complementação em Pedagogia, também tem especialização em Gestão de Educacional pela Universidade Federal do Amazonas desde 2010, com experiência tanto na docência, quanto na gestão escolar.
Ao longo da gestão de Kuka, o Amazonas perdeu uma posição no Ranking de Competitividade dos Estados de 2023 no indicador Educação, passando para o 23º lugar, com nota 20,2, na escala que vai de 0 a 100. O Estado ficou à frente apenas do Acre, Pará, Roraima e Amapá.
O Ranking, que compara indicadores de 2021 e 2022, aponta que o Amazonas ficou em último lugar (27º) entre os Estados, com nota zero, no indicador que considera o resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.
O Estado ficou em 22º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.
Ainda de acordo com o Ranking, o Amazonas caiu uma posição na Taxa de Frequência Líquida do Ensino Fundamental passando para o 20º lugar.
Também caiu duas posições na Taxa de Frequência Líquida do Ensino Médio, passando para o 18º lugar.
E caiu sete posições na Taxa de Atendimento do Ensino Infantil, passando para a 26ª posição.
Em maior de 2022, a secretária Kuka Chaves recebeu a medalha Ruy Araújo, a maior comenda concedida pelo Legislativo Estadual.
De acordo como o Ranking, as graves deficiências na educação do País, juntamente com a crônica deficiência de infraestrutura, estão indubitavelmente entre os principais desafios para a melhora da competitividade nacional, minando tanto o potencial de desenvolvimento econômico quanto social.
Antes de assumir a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Kuka foi coordenadora do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam), vinculado à secretaria e responsável por programas e obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Governo do Estado.
Entre 2017 e 2020, ela foi secretária municipal da Prefeitura de Manaus, na gestão do então prefeito Arthur Neto, onde assumiu cargos na Secretaria Municipal Extraordinária (Semex), e na Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos.
Administradora de Empresas, com habilitação em Administração Pública, pelo Centro Universitário de Brasília, a ex-secretária é especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Governança Pública e Gestão Administrativa pela Faculdade Educacional da Lapa (Fael).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário