Amazonas
Se fumaça de queimadas diminuir, eclipse solar poderá ser visto neste sábado em Manaus
Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol.
O Amazonas está entre os estados com visibilidade completa do eclipse anular do sol que ocorre neste sábado, 14/10. De acordo com informações do Observatório Nacional, o fenômeno começará a ocorrer no estado a partir das 12:05min., com o início do eclipse parcial. Às 13:52min. terá início a anularidade, quando o anel se formará cobrindo o sol. O fim da anularidade está marcado para as 15:28min. e, às 16:49min., a visibilidade do eclipse em Manaus será totalmente finalizada.
Além dos estados das regiões Norte, no Nordeste também será possível ver o eclipse total.
Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um “anel de fogo” no céu.
Alguns estados estão na faixa de anularidade – onde o eclipse será completo. Veja quais são:
Amazonas
Pará
Maranhão
Piauí
Ceará
Tocantins
Paraíba (a capital João Pessoa está na faixa)
Pernambuco
Rio Grande do Norte (a capital Natal está na faixa)
No restante do país, o fenômeno será parcial. Quem olhar para o céu verá o Sol “mordido” pela Lua.
ATENÇÃO: Nunca olhe diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.
As informações são do site g1.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário