Amazonas
Rio Negro, em Manaus, apresenta nível considerado normal para o início de setembro, aponta Serviço Geológico do Brasil
Na última semana, as estações monitoradas calha do Negro, segundo o Boletim, mantiveram comportamento de vazante.

O nível do rio Negro, em Manaus, apresentou descidas mais acentuadas ao longo da última semana, mas as cotas registradas são consideradas normais para a época. É o que apontou 35º Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico da Amazônia Ocidental, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), no último dia 1º de setembro.
Na última semana, as estações monitoradas calha do Negro, segundo o Boletim, apresentaram comportamento de vazante, com descidas diárias médias de 13 centímetros (cm) em São Gabriel da Cachoeira e 14 cm em Tapuruquara, (Santa Isabel do Rio Negro), onde os níveis estão um pouco abaixo da faixa da normalidade para o período. Em Barcelos, o Negro segue em processo de vazante e em Manaus, apresentou descidas mais acentuadas ao longo da semana, mas as cotas registradas são consideradas normais para a época.
Durante o período em análise, 01 a 30 de agosto, estação seca em grande parte da região, são observados os
menores volumes de precipitação sobre diversas bacias da área de monitoramento, volumes mais elevados
nas bacias localizadas no norte e noroeste da região e os menores no extremo sul da área monitorada
O rio Branco, um dos principais afluentes do Negro, apresentou recessão em seu nível ao longo da semana, com descidas diárias médias de 13 cm em Boa Vista e 29 cm em Caracaraí.
O rio Solimões em Tabatinga, apresentou descidas regulares ao longo da semana, mas os níveis registrados nesta estação apresentam valores baixos para a época.
Em Fonte Boa, o Solimões desceu uma média diária de 11 cm, apresentando cotas na faixa da normalidade. Já em Itapéua e Manacapuru, o rio apresentou descidas mais acentuadas, mas os níveis registrados são considerados normais o período.
O rio Acre em Rio Branco segue em processo de vazante, apresentando níveis abaixo da faixa da normalidade para o período.
Em Beruri, o rio Purus segue em processo de vazante com descidas médias diárias de 18
O rio Madeira em Humaitá apresentou descidas médias diárias de 13 cm e os níveis registrados estão dentro da faixa da normalidade para o período.
Na semana em curso, o rio Amazonas segue em processo de vazante, apresentando descidas regulares ao longo da calha, contudo em Itacoatiara, os níveis registrados são considerados baixos para a época.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário