Amazonas
Revoltados, indígenas cobram exoneração imediata de chefe da Fundação Estadual do Índio do Amazonas
Desde o dia 6 de junho, lideranças indígenas se mobilizam em Manaus exigindo a substituição do atual diretor da FEI.
Sem conseguir contato com o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), lideranças indígenas ligadas à Coordenação das Organizações Indígenas e Povos do Amazonas (Coip-AM) acamparam, no fim da tarde de domingo (03/07), na sede da Fundação Estadual do Índio (FEI), localizada na avenida Torquarto Tapajós, zona Norte de Manaus. Os povos tradicionais cobram aexoneração do diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Zenilton de Souza Ferreira.
Desde o dia 6 de junho, lideranças indígenas se mobilizam em Manaus exigindo a substituição do atual diretor da FEI. Eles julgam que Zenilton não corresponde aos interesses dos povos tradicionais do estado.
Na época, o coordenador do COIP-AM, Orlando Melgueiros, disse que um abaixo-assinado produzido pelas lideranças indígenas pede a troca de Zenilton de Souza pelo líder indígena Raimundo Alcinez Maricaua, da etnia Kocama.
“Os parentes trouxeram do interior um abaixo-assinado indicando o Raimundo para a assumir FEI. Mas que fosse avaliado pelo governador e pela equipe do governador. Não seria uma indicação partidária. É um movimento indígena indicando o Raimundo. O Zenilton não tem condições e nem capacidade”, disse.
Os índios prometem acampar no local até a saída de Zenilton.
O cacique Paulo Mendes, da etnia Tikuna e morador de Tabatinga, disse, em junho, que os indígenas esperam por uma resposta do Governo do Estado em razão do atual presidente não atender às políticas voltadas para os povos tradicionais. Paulo ressaltou que o movimento espera até esta sexta-feira (10) por um diálogo com o governador Wilson Lima.
“Não queremos a permanência dele porque não corresponde a nossa demanda. Somos discriminados por ele. Somos mal atendidos. O atual presidente da FEI não dá bom exemplo. Ele é um mal exemplo para nós. E o governador precisa atender a nossa reivindicação”, afirmou.
Ignorados por Wilson Lima, indígenas prometem acampar na frente da sede do Governo
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário