Conecte-se conosco

Amazonas

Representantes do Inpi discutem com a Suframa instalação de unidade regional do órgão em Manaus

De acordo com o presidente do Inpi, o órgão está em busca de um parceiro que possa abrigar sua nova unidade regional Norte.

representantes-do-inpi-discute

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) informou que foi discutida, em sua sede, nesta quinta-feira (23/01), a instalação de uma unidade regional Norte do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) em Manaus, como parte de uma estratégia para impulsionar a inovação na região amazônica. O Inpi é uma autarquia federal que gerencia a concessão de direitos de propriedade intelectual no Brasil.

Participaram da reunião o presidente do Inpi, Júlio César Moreira, a diretora executiva do instituto, Tânia Cristina Lopes Ribeiro, e a coordenadora de Disseminação e Inovação, Maria Eugênia Gallotti. Representando a Suframa, estiveram o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar, o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, e o coordenador-geral de Desenvolvimento Regional, Igor Bahia.

De acordo com o presidente do Inpi, o órgão está em busca de um parceiro que possa abrigar sua nova unidade regional Norte e a escolha de Manaus foi embasada nos dados do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), que destacam o Amazonas como o estado com o melhor desempenho da região Norte na dimensão Resultado. “O INPI está se reestruturando para dar um atendimento mais uniforme em todo o Brasil sobre inovação e proteção da propriedade industrial. A região amazônica, em especial o Amazonas, tem um potencial altíssimo em biotecnologia, com pesquisa e desenvolvimento sendo realizados aqui, envolvendo a biodiversidade brasileira. O objetivo do INPI é garantir que esse conhecimento seja apropriado por brasileiros, gerando benefícios para a região e para o País”, afirmou Júlio César Moreira.

A iniciativa faz parte de um esforço do instituto em descentralizar suas ações e promover um atendimento mais uniforme em todo o território nacional. “A economia mundial hoje é baseada no conhecimento. A Amazônia, com sua biodiversidade, pode ser um diferencial estratégico. Estamos aqui para assegurar que o conhecimento gerado seja protegido e resulte em desenvolvimento tecnológico e negócios para a região”, destacou o presidente do INPI.

Foto mostra o superintendente da Autarquia (de terno azul marinho e se pronunciando) apresentando produtos amazônicos a representante do Inpi

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reafirmou o compromisso da Autarquia em apoiar o Instituto e ofereceu ao INPI uma sala na sede da Suframa. “A atuação do INPI vai ao encontro da política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Zona Franca de Manaus. Essa parceria é fundamental para fortalecer o ambiente de inovação especialmente na Amazônia Ocidental e Amapá”, declarou.

A visita também marca o fortalecimento da parceria entre Suframa e Inpi, sedimentada por conta do acordo de cooperação técnica entre as duas instituições vinculadas ao MDIC, juntamente do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), cujo objetivo é disseminar o conhecimento sobre propriedade industrial na Amazônia Ocidental e no Amapá.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − sete =