Conecte-se conosco

Amazonas

Reino Unido da Liberdade foi a campeã do Carnaval de Manaus de 2025

A Mocidade Independente de Aparecida conquistou o segundo lugar com 267, 90 pontos.

Com 269, 70 pontos, a Escola de Samba Reino Unido da Liberdade foi a campeã do Carnaval de Manaus de 2025, A apuração foi realizada no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho (Sambódromo), na tarde desta segunda-feira (3).

A Mocidade Independente de Aparecida conquistou o segundo lugar com 267, 90 pontos. Já o terceiro lugar foi ocupado pela Grêmio Recreativo Escola de Samba Vitória Régia com 267,8 pontos.

Com o enredo “Êpahey, Reino Unido! Mojubá, Gbogbo Orixá!”, a Escola de Samba situada no Morro da Liberdade, Zona sul de Manaus trouxe para a avenida uma celebração das religiões de matriz africana e levou o público a uma verdadeira viagem pelas raízes africanas e afro-brasileiras.

O presidente Rangel Magalhães agradeceu o empenho da comunidade em comparecer e apoiar a escola durante o desfile e destacou que essa conquista inicia uma nova fase do carnaval em Manaus.

“A gente fez uma bela homenagem a nossa padroeira da comunidade. Então a comunidade desceu o morro com bastante dendê no sangue. Obrigado a todos os setores, a comunidade merecia, compareceu e a comunidade lotou duas arquibancadas” completou o presidente.

A agremiação foi a penúltima a desfilar e trouxe uma representação repleta de simbolismo. Esse foi o 14º titulo da agremiação.

Confira a ordem de classificação geral das escolas do grupo especial:

Reino Unido da Liberdade – 269,70 pontos
Mocidade Independente de Aparecida – 267,90 pontos
Vitória Régia – 267,80 pontos
Unidos do Alvorada – 267,77 pontos
Vila da Barra – 266,9 pontos
Andanças de Ciganos – 266,80 pontos
Grande Família – 265,90 pontos
Sem Compromisso – 265, 20 pontos

Em 2026, dez escolas de samba disputarão no Grupo Especial do Carnaval de Manaus. Cinco se apresentarão na sexta-feira e cinco no sábado. A mudança foi acertada entre as oito escolas que atualmente compõe a elite do carnaval amazonense. Com a alteração, não haverá rebaixamento no Grupo Especial neste ano.

De acordo com documento assinado pelos presidentes das agremiações, no próximo ano disputarão o título no grupo especial as oito escolas que já estão no Grupo Especial e mais a campeã e a segunda colocada do Grupo de Acesso A. Neste caso, a escola Presidente Vargas, campeã do Grupo A, e a Acadêmicos da Cidade Alta, que ficou em segundo lugar.

Para viabilizar a mudança nas apresentações do Grupo Especial no próximo ano, o documento prevê que não haverá o rebaixamento neste ano. Os presidentes entendem que a alteração é necessária para aperfeiçoar o desfile diante do “crescimento e melhoria” das agremiações dos grupos de acesso.

“Diante da condição iminente de crescimento e melhoria dos desfiles das Escolas de Samba e, em respeito ao público, e melhoria do espetáculo, e a todos que prestigiam e apoiam o Carnaval de Manaus, neste ano de 2025, fica suspenso o descenso das Escolas de Samba do Grupo Especial”, diz o documento. 


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 2 =