Conecte-se conosco

Amazonas

Registros oficiais de crimes cibernéticos no Amazonas estouram no primeiro semestre de 2023, aponta SSP- AM

ítimas de crimes praticados por meio da internet pode registrar BO por meio da Delegacia Virtual (Devir).

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou 1.312 casos a mais de crimes cibernético no Estado no primeiro semestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022, um aumento de 43%. Foram 4.363 casos em 2023, contra 3.051 em 2022. Os números estão no site da SSP-AM onde são informados os dados estatísticos oficiais de registros de crimes.

No primeiro semestre de 2021, o estado registrou 4.750 casos de crimes praticados on-line, um aumento de 198,7% frente ao mesmo período de 2020. De janeiro a junho de 2020, 1.590 casos foram notificados por meio de Boletim de Ocorrência (BO).

A SSP-AM considera, para as estatísticas, os crimes cibernéticos de estelionato, invasão de dispositivo informático, conflitos diversos, ameaça e falsa identidade. O Estado tem uma Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DERCC).

As denúncias podem ser feitas de forma virtual. Vítimas de crimes praticados por meio da internet pode registrar BO por meio da Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico www.delegaciainterativa.am.gov.br. Materiais que comprovem o crime (prints, boletos falsos e outros documentos) são necessários para que as investigações possam ser iniciadas.

A Lei nº 14.155 regulamenta os crimes como fraude, furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets, que passaram a ser punidos de forma mais severa.

Em casos de furto qualificado e estelionato, realizados de forma virtual, a pena é reclusão de quatro a oito anos e multa, podendo aumentar caso a vítima seja um idoso ou vulnerável, ou se o servidor eletrônico utilizado no crime estiver no exterior.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =