Conecte-se conosco

Amazonas

Público chega para o funeral de Amazonino nesta sexta-feira e recebe bandeirinhas do Amazonas

As pessoas formam fila ao longo da área coberta instalada do lado do Teatro Amazonas, montada pelo governo do Estado para organizar o funeral. A entrada é pela Rua José Clemente.

O público recomeçou, na manhã desta sexta-feira (17/02), a visitação ao funeral do ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, que faleceu no último domingo (12/02) e está tendo seu corpo velado no Teatro Amazonas, no centro histórico de Manaus. As primeiras pessoas já formam fila para e funcionários do governo do Amazonas estão entregando a elas bandeirinhas do Estado, em homenagem ao ex-governador.


As pessoas formam fila ao longo da área coberta instalada do lado do Teatro Amazonas, montada pelo governo do Estado para organizar o funeral. A entrada é pela Rua José Clemente.

De acordo com o historiador Narciso Freitas, formado pela Universidade Federal do Amazonas e especialista em Docência no Ensino Superior, História e Cultura Afro-Brasileira, Amazonino Mendes é a primeira personalidade política a ter o funeral no Teatro Amazonas com a presença do povo.

O Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896, por Eduardo Ribeiro, entrou em um período de abandono, nas décadas de 1970 e 1980 e foi restaurado entre 1987 e 1990, em uma das quatro gestões de Amazonino Mendes como governador do Estado.

Após restauração, retomou seu apogeu com a realização do Festival Amazonas de Ópera e com a apresentação em seu palco de espetáculos clássicos e populares de dança, música e teatro de artistas locais, nacionais e internacionais.

Amazonino Mendes recebeu as primeiras homenagens de familiares e autoridades, no início da tarde de quinta-feira. Ele faleceu no último domingo (12/02), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A visitação do público vai até as 5h da manhã do sábado, em regime de 24 horas.

Na manhã de sábado, será realizado, às 8h, um culto reservado à família, seguido pela solenidade de honras militares. A saída do cortejo acontecerá às 9h, com passagem pelo Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro; primeira unidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), situada na Avenida Leonardo Malcher; sede do Governo, Avenida Brasil, e segue para solenidade de cremação reservada à família.

Natural do município de Eirunepé, Amazonino Mendes tinha 83 anos de idade. Em sua longa carreira política foi Senador da República, prefeito de Manaus por três mandatos e quatro vezes governador do Estado.

Público forma fila e começa a entrar no Teatro Amazonas para funeral de Amazonino Mendes


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 19 =