Amazonas
Procedimento no MP cita fila com 2,1 mil pacientes de Endocrinologia no Amazonas
Promotora pede que SES informe quando e de que forma ocorrerá o preenchimento do cargo vacante em relação à endocrinologista que pediu exoneração.
A promotora de Justiça da da 58ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Luissandra Chíxaro de Menezes, instaurou procedimento administrativo para acompanhar a diminuição de fila de espera de 2.110 pacientes para consulta com endocrinologia na rede pública estadual de Saúde do Estado.
A endocrinologia é uma das especialidades médicas que ajudam muito as pessoas desde a infância, já que lida com os hormônios — aquelas substâncias que regulam o funcionamento de diversas funções do organismo. E cuida também de todo o funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam.
Na Portaria de Instauração do procedimento, publicada no último dia 24/08 no Diário Oficial do MP-AM, a promotora informa que expediu ofício à Secretaria de Estado de Saúde (SES) para que informe a instauração de procedimento para acompanhamento da oferta do serviço de endocrinologia, bem como informe quando e de que forma ocorrerá o preenchimento do cargo vacante em relação à endocrinologista que pediu exoneração.
A promotora considera que as ações e serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao poder público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado e que as informações obtidas a partir das diligências preliminares evidenciam a necessidade de dar prosseguimento às providências de fiscalização e acompanhamento das políticas públicas de saúde.
A endocrinologia trata de todas as doenças relacionadas ao metabolismo e ao funcionamento das glândulas, ou seja, aos problemas hormonais: problemas de crescimento, diabetes, obesidade, osteoporose, dificuldades para engravidar, doenças relacionadas à menstruação, como Síndrome do Ovário Policístico, falta de menstruação (amenorreia), hirsutismo (crescimento em mulheres de pelos em áreas onde comumente apenas os homens tem pelos), tireoide, andropausa, alterações nos níveis de colesterol e triglicérides, dentre outras.
O paciente deve ter acesso a um endocrinologista sempre que houver algum problema relacionado ao metabolismo do corpo, ganho ou perda de peso rápidos e sem causa aparente, problemas de crescimento ou quando houver diagnóstico de doenças como diabetes e alterações nos níveis de colesterol ou triglicérides.
Pessoas que desejam perder peso têm no endocrinologista um aliado importante, uma vez que ele é o profissional que verificará, por meio de exames clínicos e laboratoriais, se todas as glândulas estão funcionando de maneira saudável e se o ganho de peso não está sendo influenciado por alguma alteração hormonal.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário