Conecte-se conosco

Amazonas

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia para as próximas duas semanas é de pancadas de chuva no Amazonas

Boletim traz previsões e os possíveis impactos do El Niño no Brasil em 2023 e início de 2024.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que concluiu, segunda-feira (23/10), a previsão do tempo para as próximas duas semanas no País e divulgou o Informativo Meteorológico N°42/2023.

Na primeira semana, de 23/10/2023 a 30/10/2023, na Região Norte, há previsão de pancadas de chuvas, com valores maiores que 60 milímetros (mm) em grande parte do Amazonas, Roraima, Pará e Tocantins e pontualmente em áreas do Acre, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas da região, haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.

Na segunda semana, entre os dias 31 de outubro e 8 de novembro de 2023, para a Região Norte, são previstas chuvas em forma de pancadas, durante a semana, com valores maiores que 60 milímetros (mm) em grande parte do Amazonas, Roraima, Pará e Tocantins e pontualmente em áreas do Acre, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas da região, haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.

O Boletim do Inmet aponta os volumes de chuva registrados entre os dias 18 e 22 de outubro de 2023 na Região Norte, os maiores acumulados de chuva nos últimos cinco dias foram observados no Amazonas com valores inferiores a 75 milímetros (mm). Enquanto, na parte sul da região, foram observados baixos acumulados de chuva. Destaques para as localidades de Novo Aripuanã (AM), com acumulados de chuva de 75,6 mm e Maués (AM), com 62,2 mm.

El Niño

O Inmet, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastre (Cenad) divulgaram o Boletim Nº 2 com com previsões e os possíveis impactos do El Niño no Brasil em 2023.

Para novembro, a previsão do armazenamento de água no solo, quando as chuvas previstas estão acima da média sobre a Região Sul, extremo noroeste e oeste da Região Norte, além de áreas da região central do Brasil, indica manutenção da umidade no solo, com valores maiores que 80% em algumas áreas.

As previsões indicam a intensificação do fenômeno El Niño no Pacífico equatorial, com o pico de intensidade ocorrendo entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024. A maioria das previsões indicam a continuidade do fenômeno, com intensidade forte nos próximos 3 meses, até o primeiro semestre de 2024. Assim, durante o próximo trimestre as condições climáticas e meteorológicas no país serão influenciadas por esse fenômeno.

A previsão climática para o Brasil para Novembro-Dezembro-Janeiro 2024 indica maior probabilidade de chuva abaixo da faixa normal entre o leste, centro e faixa norte do Brasil, com maiores probabilidades sobre alguns pontos dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e Bahia. Entre a Região Sul, grande parte de MS, em SP e sul de MG, a previsão indica maior probabilidade de chuva acima da faixa normal. Esta previsão reflete as características típicas de El Niño sobre o Brasil.

Na faixa central do país, o período é de transição e não se descartam episódios de chuva expressiva em algumas localidades durante esse trimestre citado, principalmente na segunda metade deste período. A previsão de temperatura indica maior probabilidade de valores acima da faixa normal na maior parte do país.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + vinte =