Amazonas
Presidente de Associação diz que pacientes de TFD estão sem passagens aéreas para retornar ao Amazonas
A presidente da Associação ressaltou que vários pacientes estão também impedidos de embarcarem para fazer tratamento fora do Amazonas, por falta da emissão de passagens
A presidente da Associação dos Transplantados de Medula Óssea e Leucêmicos do Amazonas (ATMOL-AM), Jeane Gomes, informou, nesta segunda-feira, que pacientes que realizam tratamento fora do Estado estão impedidos de retornarem, porque, segundo ela, o Governo do Estado não está fornecendo as passagens aéreas do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Jeane disse que, além da não emissão das passagens para retorno ao Amazonas, o Estado não tem liberado as ajudas de custo dos pacientes. “Infelizmente novamente os pacientes que fazem uso do TFD estão vivendo a problemática, se repetindo, desde junho, setembro, sem poder retornar para casa por falta de passagem”. Afirmou.
Ela disse que não sabe de onde parte o problema, se internamente no programa, ou na empresa que fornece as passagens, a Tucunaré Turismo. “O fato é que TFD diz que eles não têm problemas para emitir as passagens e a Tucunaré diz que não está emitindo passagem porque o TFD não manda demanda para eles”, declarou.
A presidente da Associação ressaltou que vários pacientes estão também impedidos de embarcarem para fazer tratamento fora do Amazonas, por falta da emissão de passagens. “Os pacientes que estão em Manaus também não podem ir para suas consultas de tratamento, ou para fazer soroteca (armazenamento de amostras biológicas), ou mesmo tratamento pós-transplante renal, de medula ou do coração.
“Porque fica esse impasse entre TFD e Tucunaré Turismo. O fato é que quem está sendo penalizado é o paciente”, declarou Jeane ressaltando que o paciente também não tem a ajuda de custo. “O paciente não consegue sair com esse dinheiro em mãos. São pacientes que estão fora sem ter como se manter, sem ter o dinheiro para pagar a estadia, a alimentação”, completou.
O paciente Marco Paulo, em vídeo, informou que está em São Paulo, onde realiza tratamento, e está de alta desde o dia 8 de dezembro aguardando a passagem aérea. “Mandei o papel para o TFD pedindo a solicitação da passagem, só que ainda não saiu. Minha passagem não saiu e nem a ajuda de custo. Ainda estou por aqui, eu não tenho mais dinheiro para alimentação, mais a hospedagem. Já quase cinco dias que estou por aqui e estou aguardando”, disse.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário