Amazonas
Prefeitura de Manaus afasta guardas envolvidos em espancamento de homem algemado, no centro da cidade
O homem espancado diz, várias vezes: “fui eu não, senhor. Eu juro”. E continuava sendo espancado.

A Prefeitura de Manaus informou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus (Semseg) determinou o afastamento dos guardas municipais flagrados em vídeo, publicado pelo site Radar Amazônico, torturando um homem, em um prédio abandonado no Centro da cidade.
O vídeo mostra um guarda municipal, identificado como ‘Eugênio’, batendo com o cassetete no homem que já estava rendido, algemado e sentado no chão. O áudio mostra que o guarda que batia no homem, dizia: “Tu só vai apanhar”, “desmaiar”, descansa aí e vai tomar outro pau”.
O homem espancado diz, várias vezes: “fui eu não, senhor. Eu juro”. E continuava sendo espancado.
A Prefeitura manifestou “absoluto repúdio ao episódio lamentável, ocorrido recentemente, em que um servidor da Guarda Municipal do Regime de Direito Administrativo (RDA) agiu com violência injustificável contra um cidadão, enquanto outros agentes presentes não interviram para impedir a agressão”.
A nota da Prefeitura diz que imagens divulgadas nas redes sociais não refletem, em nenhuma hipótese, os princípios, valores e a missão da Guarda Municipal, que tem como compromisso proteger, acolher e servir a população de Manaus.”
Diante da gravidade do fato, a Semseg determinou também o recolhimento dos armamentos dos guardas que aparecem no vídeo e a instauração de processo investigativo pela Corregedoria da Guarda Municipal, além de encaminhar os envolvidos à Delegacia-Geral da Polícia Civil do Amazonas para os devidos procedimentos legais.
” Todos os esforços serão envidados para que condutas incompatíveis com o serviço público sejam exemplarmente tratadas e punidas. A administração municipal reafirma seu compromisso com os direitos humanos, a legalidade e a confiança da sociedade manauara”, diz a nota da Prefeitura.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário