Amazonas
Polícia Federal prende mulher com mercúrio; substância é usada no garimpo ilegal
Polícia Federal disse em nota que o produto seria encaminhado pela mulher a cidade de São Paulo de Olivença.
A Polícia Federal informou nesta quinta-feira (05/01) que prendeu uma mulher em flagrante que estava em posse de 6,3 kg de mercúrio, substância destinada a prática de garimpo ilegal, durante durante fiscalização em embarcações no Porto de Tabatinga/AM, na região da tríplice fronteira, na última quarta (04).
De acordo com a PF, a substância encontrava-se dentro de garrafa de plástico na cor branca, isolada por sacolas plásticas dentro de uma mochila, sob posse de uma mulher, de 25 anos.
A mulher foi presa em flagrante e encaminhada a Delegacia da Polícia Federal em Tabatinga/AM para prestar depoimento. Ela informou ao delegado responsável que recebeu a substância em Letícia (Colômbia) e teria como destino a cidade de São Paulo de Olivença/AM. A substância passou pela Perícia Federal, que fez as devidas comprovações técnicas.
“O crime fere a Lei Ambiental no que tange transportar substância tóxica, perigosa ou nociva ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos, com pena de até 4 anos de reclusão, combinado com o crime de exportar clandestinamente mercadoria que dependa de registro, análise ou autorização de órgão público competente, com pena de até 5 anos de reclusão e multa”, diz a PF.
Vale ressaltar que a pena poderá ser aplicada em dobro se o crime é praticado em transporte fluvial.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário