Conecte-se conosco

Amazonas

Painel da Economia da Federação do Comércio do Amazonas aponta que setor gerou 380 mil empregos e maior arrecadação de ICMS

Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo gerou 70% dos postos de trabalho formais no Estado, aponta documento.

amazonas-tem-resultado-positiv

O Painel da Economia do Amazonas, de novembro, publicado pela Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-AM) aponta que “o setor reafirma seu papel como força motriz da economia do Amazonas”. De acordo com o documento, publicado no site da entidade, “com mais de 380 mil postos de trabalho formais, equivalentes a 70% do total no estado, e como maior arrecadador de ICMS, o Comércio de Bens, Serviços e Turismo mantém sua relevância ao desenvolvimento tanto na capital quanto no interior, atendendo às necessidades da população e contribuição para a geração de emprego e renda”.

painel-da-economia-da-fecomerc

painel-da-economia-da-fecomerc

painel-da-economia-da-fecomercSegundo o Painel, em 2024, o setor seguiu enfrentando os desafios de questões econômicas e sociais complexas. E a estiagem histórica, pelo segundo ano consecutivo, afetou diretamente a logística e o transporte de mercadorias, agravando as já conhecidas dificuldades de infraestrutura que penalizam o estado, especialmente pela ausência de investimentos em modais essenciais, como a BR-319 e hidrovias sinalizadas.

Mas, diz o documento, apesar desse cenário, o setor mantém sua relevância ao desenvolvimento tanto na capital quanto no interior, atendendo às necessidades da população e contribuição para a geração de emprego e renda.
O Painel destaca que os números mostram a força da recuperação da economia; a importância do trabalho em equipe entre governo, empresários e sociedade civil organizada; e a relevância do setor do comércio na economia (PIB), na arrecadação de impostos e na geração de empregos no Estado.

A Fecomercio-AM cita que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. (Sedecti), o Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas, no segundo trimestre de 2024, foi de R$ 42,2 bilhões e no segundo trimestre de 2025 foi de R$ 46 bilhões de reais, valores nominais, representando o aumento de 9%.

Veja a íntegra do documento.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − dois =