Amazonas
Números oficiais apontam 715 assaltos em ônibus de Manaus em 2024
No dia 13 de novembro do ano passado, quatro ônibus foram assaltados em Manaus em menos de três horas nesta quarta-feira (13). Os crimes ocorreram nas linhas 026, 440, 640 e 560.
Entre janeiro e dezembro de 2024, 715 ônibus foram assaltados em Manaus, o que representa uma média de quase dois assaltos por dia. Os números fazem parte de um levantamento apresentado na última semana pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e divulgado pelo site g1 Amazonas
Os dados da SSP-AM apontam uma redução de 46% nos crimes, em comparação a 2023, quando foram registrados 1.312 casos.
Em junho de 2023, a SSPAM implantou o Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Público (NURCC), que atua de forma integrada envolvendo as rondas ostensivas em ônibus do transporte público convencional e de ônibus que fazem rotas de transporte de trabalhadores de empresas do Distrito Industrial de Manaus, realizadas por policiais militares, além do trabalho investigativo da Polícia Civil.
De acordo com o delegado Charles Araújo, coordenador do NURCC, a medida trouxe uma visão mais ampla sobre os crimes, facilitando a identificação das quadrilhas envolvidas.
Quatro em um dia
No dia 13 de novembro do ano passado, quatro ônibus foram assaltados em Manaus em menos de três horas nesta quarta-feira (13). Os crimes ocorreram nas linhas 026, 440, 640 e 560.
De acordo com informações do 6º Distrito Integrado de Polícia, os crimes foram registrados entre 16h50 e 19h13, em diferentes pontos da capital. Ninguém ficou ferido.
O primeiro caso ocorreu na linha 026, na Avenida Timbiras, Zona Norte da capital. Homens assaltaram o motorista do coletivo e, em seguida, conseguiram fugir. A vítima foi à unidade policial registrar Boletim de Ocorrência (B.O).
Na linha 440, um grupo suspeito entrou no ônibus se passando por passageiros. Após alguns minutos, eles teriam anunciado o assalto e levado pertences pessoais. O caso aconteceu às 17h11, quando o coletivo percorria uma das vias do conjunto São Judas Tadeu, bairro Flores, Zona Centro-Sul da capital.
Na linha 560, criminosos armados abordaram os passageiros no momento em que o coletivo passava pela comunidade Valparaíso, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da cidade, por volta das 18h40.
Ação semelhante ocorreu com os passageiros do 640, às 19h13. Criminosos anunciaram o assalto no coletivo e levaram celulares, carteiras e outros objetos pessoais. O assalto ocorreu em um trecho da Avenida Max Texeira, bairro Cidade Nova, Zona Norte da cidade.
Em ambos os casos, os suspeitos conseguiram fugir sem serem identificados. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) vai investigar os casos.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário