Conecte-se conosco

Amazonas

Nível do rio Amazonas esta abaixo da normalidade em Itacoatiara, Parintins e Óbidos, aponta SGB

De acordo com o Boletim, na semana passada, o rio Amazonas manteve seu processo de enchente, com subidas diárias na órdem de 5 centimetros (cm) em Itacoatiara, 4,5 cm em Parintins e 3 cm em Óbidos.

O alerta inclui a navegação no rio Solimões. (Foto:Reprodução)

O nível da água do rio Amazonas estava abaixo da faixa de normalidade nas estações de Itacoatiara (AM), Parintins (AM) e Óbidos (PA), na semana passada. As informações fazem parte do 16º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas, divulgado na última sexta-feira (19/04) pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

De acordo com o Boletim, na semana passada, o rio Amazonas manteve seu processo de enchente, com subidas diárias na órdem de 5 centimetros (cm) em Itacoatiara, 4,5 cm em Parintins e 3 cm em Óbidos.

nivel-da-agua-do-rio-amazonas-De acordo com o comportamento atual dos níveis dos rios, em comparação aos dados observados nas respectivas séries históricas apresentados nos cotagramas ao final do boletim, verifica-se os seguintes padrões:

O rio Negro voltou a descer esta semana, registrando recessão média diária de 7cm em São Gabriel da Cachoeira e 5 cm em Tapuruquara. Já em Barcelos segue em processo de enchente. Em Manaus, na estação do Porto, o Negro continua subindo, apresentando elevações médias diárias de 6 cm.

As estações monitoradas desta calha registram níveis considerados normais para o período.

Na semana, o rio Branco voltou a registrar descidas em Boa Vista e Caracaraí, onde os níveis continuam baixos para a época.

O rio Solimões apresenta oscilações em Tabatinga, já registra descidas em Fonte Boa e continua em processo de enchente em Itapéua e Manacapuru. Os níveis registrados nas estações monitoradas do Solimões apontam valores no intervalo da normalidade, com exceção de Tabatinga que registra cotas um pouco abaixo da faixa de maior pemanência de dados para a época.

Na bacia do rio Purus, o rio Acre, em Rio Branco, apresentou oscilações ao longo da semana. Já em Beruri, o rio Purus seguia em processo regular de enchente.

O rio Madeira iniciou a semana passada com descidas em Porto Velho, mas voltou a subir no registro mais recente. Em Humaitá, o rio Madeira também manifesta certa estabilidade e pequenas subidas nos últimos dias.

Ainda de acordo com o Boletim do SGB, durante o período em análise, 19 de março a 17 de abril, declínio da estação chuvosa em grande parte da região, foram observados redução dos volumes de precipitação sobre diversas bacias da área de monitoramento, volumes mais elevados nas bacias localizadas na região central e oeste, os menores no extremo norte da área monitorada.

No período de 19 de março a 17 de abril de 2024, permanece o quadro de chuvas abaixo da climatologia em grande parte da região monitorada com deficit de precipitação sobre as bacias dos rios Beni, Branco, Içá, Japurá, Javari, Juruá, Jutaí, Marañon, Napo, Negro, Purus, Ucayali e curso principal do Solimões. Bacias dos rios Aripuanã e Guaporé com chuvas acima da climatologia do período foram consideradas com anomalias positivas de precipitação, alternando áreas de anomalias positivas (baixo) e negativas (alto) de precipitação bacias dos rios Coari, Ji-Paraná, Madeira, Mamoré e Tefé foram consideradas com chuvas próximas da climatologia do período.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 18 =