Conecte-se conosco

Amazonas

Movimento denuncia ao Ministério Público suspensão de cirurgias para pessoas com hanseníase em Manaus

Morhan denunciou diversas irregularidades relativas ao atendimento das pessoas atingidas pela hanseníase, pela rede pública de saúde, em Manaus.

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou procedimento preparatório para apurar a suspensão da oferta de cirurgias de médio e pequeno porte aos usuários do Sistema Único de Saúde, em Manaus, atingidos pela hanseníase.

O procedimento foi instaurado na 54ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública, pela promotora Cláudia Maria Raposo da Câmara, considerando audiência extrajudicial realizada no dia 7 de março deste ano, com representantes da Coordenação Estadual do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan/AM), ocasião em que foram relatadas diversas irregularidades relativas ao atendimento das pessoas atingidas pela hanseníase, pela rede pública de saúde, em Manaus.

Manaus registrou 100 casos de hanseníase em 2021, representando uma alta de 42% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 70 casos da doença. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Segundo a pasta, o surgimento da pandemia da covid-19, no ano passado, pode ter gerado subnotificações de novos diagnósticos em 2020.

O Morhan é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 6 de Junho de 1981. Suas atividades são voltadas para a eliminação da Hanseníase, através de atividades de conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população. O Morhan luta pela garantia e respeito aos Direitos Humanos das pessoas atingidas pela hanseníase e seus familiares, temos no voluntariado nossa maior força de luta.

A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada.

A Hanseníase é transmissível através da respiração. Mas esse contágio tem algumas características especiais: A pessoa, com a doença, sem tratamento e na forma transmissível da doença e um convívio prolongado com esse indivíduo. Tão logo seja iniciado o tratamento a doença deixa de ser transmissível.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 2 =