Conecte-se conosco

Amazonas

Morre aos 78 anos Ednelza Sahdo, a Dama do Teatro Amazonense

Ednelza tinha mais de 50 anos de carreira. Dirigiu várias peças de teatro e era reconhecida no meio artístico como a dama do teatro amazonense.

Morreu na madrugada desta quinta-feira, 1/11, aos 78 anos de idade, a atriz amazonense Ednelza Sahdo. A morte foi anunciada nas redes sociais por amigos e organizações de teatro e carnaval, das quais ela fez parte. De acordo com a notícia, a atriz estava em tratamento para combater uma pneumonia.

Ednelza tinha mais de 50 anos de carreira. Dirigiu várias peças de teatro e era reconhecida no meio artístico como a dama do teatro amazonense.

Por muito tempo desfilou como porta-bandeira da escola de samba Aparecida e chegou a ser homenageada na avenida pela concorrente, A Grande Família, em 2014.

Ednelza Sahdo nasceu em Manaus, em 16 de fevereiro de 1944). Foi cantora e diretora de teatro. Começou cantando na Radio Difusora. É conhecida como Dama do Teatro Amazonense. Participou dos filmes A Festa da Menina Morta (2008), de Matheus Nachtergaele, e Criminosos (2008).

Ela foi a homenageada no Festival de Teatro da Amazônia 2022, realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam). A mostra não-competitiva levou o nome da artista, que teve um legado de lutas e quebras de preconceitos.

Ednelza iniciou a carreira aos 13 anos, numa época em que as mulheres não tinham tanto espaço. Mesmo com essa limitação da sociedade, isso não a impediu de conquistar uma carreira.

A atriz recebeu centenas de manifestações em sua rede social.

“Minha amiga, sou eterno fã teu, nossa rainha eterna, nossa majestade, eu não sei perder pessoas que quero bem, eu não sei. Eu sei que você terá uma recepção como nossos desfiles, que você surgia linda, cheia de luz, com sua expressão inesquecível, seus olhos que tinham uma leve puxada nas pontinhas, quando você sorria, e faziam o movimento de suas mãos, únicos”, disse o carnavalesco da Escola de Samba Aparecida, Saulo Borges.

“Que novembro terrível para a nossa cultura. A Primeira Dama do teatro amazonense acaba de nos deixar. Ednelza Sahdo brilhe no céu. Quantas noites de cantoria na minha casa e nos palcos da vida. Querida amiga te amarei pra sempre”, disse o cantor Serginho Queiroz.

“O carnaval de Manaus perde sua grande Diva. Vá em paz, Ednelza Sahdo. Que o céu te receba com muita luz”, disse o jornalista Jânio Moraes.

O velório de Ednelza está sendo realizado na funerária São Francisco, no bairro Cachoeirinha, ao lado do Terminal 2.

Neste vídeo, em entrevista ao site Manaus Show, Ednelza conta um pouco do que foi a sua vida.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − oito =