Conecte-se conosco

Amazonas

Ministro Lewandowsky será relator de reclamação de Wilson Lima contra pedido de indiciamento pela CPI da Pandemia

Governador entrou com a reclamação no Supremo Tribunal Federal , alegando que o pedido de indiciamento afronta a decisão da corte que proibiu a convocação de governadores pela CPI da Pandemia.

O ministro Ricardo Lewandowsky será o relator da reclamação do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), contra o ato da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado que pediu o seu indiciamento pelos crimes de epidemia com resultado de morte, prevaricação e por crimes de responsabilidade, em função da crise de oxigênio hospitalar, em janeiro deste ano, no Estado.

Na última segunda-feira, a defesa de Wilson Lima entrou com a reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que o pedido de indiciamento afronta a decisão da corte que proibiu a convocação de governadores pela CPI da Pandemia.

De acordo com a defesa do governador, a ministra Rosa Weber, ao conceder a Lima o direito de não comparecer à CPI, reconheceu a impossibilidade de “submissão institucional” dos governadores a órgão parlamentar federal”, pelo princípio da separação dos Poderes.

O advogado do governador afirma que o Senado não cumpriu a decisão do STF ao pedir o indiciamento de Wilson Lima no relatório final da CPI aprovado no dia 26 de outubro deste ano, afrontando o acórdão unânime proferido pelo Plenário” da Suprema Corte.

Relatório da CPI da Pandemia diz que responsabilidade de Wilson Lima vai além da compra “superfaturada” de respiradores


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =