Amazonas
Ministério divulga os nomes inscritos para concorrer à direção do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Estão inscritos na seleção: Bruce Rider Forsberg (pesquisador aposentado do Inpa), Carlos Cleomir de Souza Pinheiro (pesquisador do Inpa), Henrique dos Santos Pereira (professor da Ufam) e Marina Anciães (pesquisadora do Inpa).
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou que a Comissão de Busca para a escolha de novo diretor (a) para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebeu quatro inscrições para o processo, todas homologadas e deferidas pela Comissão. Estão inscritos na seleção: Bruce Rider Forsberg (pesquisador aposentado do Inpa), Carlos Cleomir de Souza Pinheiro (pesquisador do Inpa), Henrique dos Santos Pereira (professor da Ufam) e Marina Anciães (pesquisadora do Inpa).
Conforme o cronograma inicial das etapas do processo de busca e indicação de candidatos, dia 11 de agosto é a data limite para interposição de recursos e dia 18 de agosto o prazo final para confirmação da homologação da inscrição, em função da análise de possíveis recursos. Entre 21 e 25 de agosto é o período para acontecer as apresentações orais, reuniões com os servidores e entrevistas.
A seleção de candidatos é composta por análise dos currículos e memoriais escritos dos candidatos, além de projeto de gestão, exposição oral pública do projeto de gestão e entrevista individual com a Comissão de Busca. As etapas poderão ser realizadas por meio de ferramentas de comunicação eletrônica, que ficará a critério da Comissão.
Saiba Mais
O processo de seleção do novo diretor é realizado pela Comissão de Busca, formada por cientistas de renomada reputação e experiência, nomeados pela Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A escolha terá origem em uma lista tríplice encaminhada à Ministra pelo presidente da Comissão de Busca.
A Comissão de Busca para seleção de novo(a) Diretor(a) do Inpa é composta pelos seguintes membros: Eronildo Braga Bezerra, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que a preside; Mariângela Hungria da Cunha, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Gilberto Fisch, da Universidade de Taubaté (Unitau); Wagner Cotroni, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp); e Silvio Silvério da Silva, da Universidade de São Paulo (USP).
Conforme Edital Nº 30, de 27 de junho de 2023, podiam se inscrever para o cargo quaisquer cidadãos com notório conhecimento e experiência profissional nas áreas de atuação do Inpa, portadores (as) de diploma de doutorado emitido por instituição de ensino superior credenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ou revalidado/reconhecido no Brasil, e que atendam aos requisitos básicos explicitados no processo de seleção.
O processo de seleção é composto por análise dos currículos e memoriais escritos dos candidatos, além de projeto de gestão, exposição oral pública do projeto de gestão e entrevista individual perante o Comitê de Busca. As etapas poderão ser realizadas por meio de ferramentas de comunicação eletrônica, que ficará a critério da Comissão.
O Inpa é uma das mais importantes instituições científicas da Amazônia, com 70 anos de trajetória e referência nos estudos de biologia tropical, com destaque para biodiversidade, ecossistemas e mudanças climáticas na Amazônia.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário