Conecte-se conosco

Amazonas

Memória: autoridades disseram que rede de saúde do AM estava preparada para Covid-19

O Amazonas chegou, no domingo (17), a 20.328 casos confirmados da Covid-19. Foram 651 novos casos em relação a sábado (16). Mais 38 pessoas morreram vítima da doença, elevando para 1.413 o total de óbitos.

No dia 13 de março, ao anunciar o primeiro caso de Covid-19 no Estado, autoridades de vigilância e saúde do Amazonas informaram: “a rede de assistência, em todos os níveis (básica, média e alta complexidade), está preparada para o atendimento caso haja pacientes infectados pelo novo vírus”. Após 1.413 mortes, o press-release ainda está nos sites do governo, com o título: ‘Amazonas confirma 1º caso de Covid-19 e autoridades garantem que rede de assistência está preparada’.

O então secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias de Sousa, ressaltou que todas as medidas de vigilância e de preparação da rede de assistência, na capital e no interior, que já tinham sido adotadas, foram revisadas e aprovadas pelo Ministério da Saúde (MS). “De forma muito responsável, criteriosa e transparente, o Governo do Estado do Amazonas, por meio de sua Secretaria de Estado de Saúde juntamente, com Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus), vem declarar a confirmação do primeiro caso de coronavírus do Amazonas. O caso foi detectado de forma precoce, e nesse sentido não merece o pavor da população”, declarou Rodrigo Tobias.

A diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, informou que a paciente número 1 no Estado, estava em isolamento domiciliar, com monitoramento diário de profissionais de vigilância em saúde. E disse que “todas as ações de vigilância estavam sendo realizadas em tempo hábil, a contento, tanto pela equipe da FVS quanto pela equipe da Semsa-Manaus”, disse Rosemary.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, afirmou que o momento exigia mais cuidado com a prevenção, e que ainda não havia necessidade de tomar decisões mais restritivas, como a interrupção de aulas.

Naquele dia 13 de março de 2020, o governo informou que a rede de vigilância e assistência do Amazonas estava preparada para a contenção de síndromes gripais desde 2019. E que, em novembro reforçou as medidas com a criação de um comitê envolvendo várias instituições, além das da área da saúde.

O Amazonas atingiu, no domingo (17), 20.328 casos confirmados da Covid-19. Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), foram 651 novos casos em relação a sábado (16). Mais 38 pessoas morreram vítima da doença, elevando para 1.413 o total de óbitos.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + nove =