Conecte-se conosco

Amazonas

Lula afirma que irá propor à ONU realização da COP30 no Amazonas ou Pará, em 2025

Consórcio de governadores da Amazônia Legal pediu que Cúpula do Clima aconteça em um dos nove estados amazônicos.

Os estados do Amazonas e Pará serão indicados pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como possíveis locais para a realização da próxima Conferência do Clima, em 2025. Lula afirmou, nesta quarta-feira (16), que irá propor à Organização das Nações Unidas (ONU) que a COP30, prevista para acontecer em 2025, seja realizada no Brasil, na Amazônia.

A declaração de Lula durante um evento paralelo à COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito, veio em resposta a um pedido feito pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) – que falou em nome do Consórcio Amazônia Legal, composto pelos governadores dos nove estados brasileiros amazônicos.

Após a leitura de uma carta na qual os governadores propuseram uma aliança com o governo de Lula em defesa da Amazônia, Barbalho disse que Lula “tem liderança e autoridade a propor à ONU que o Brasil seja sede da COP”.

“Gostaria de lhe fazer um pedido. Além do gesto extraordinário do Brasil protagonizar a Cúpula do Clima, queria pedir que o senhor possa oferecer a Amazônia para sediar a COP em 2025, a COP30, para que nós possamos levar o planeta para debater a Amazônia conhecendo a Amazônia”, afirmou o governador paraense.

“Não conhecendo pelas redes sociais, pela distância dos livros ou o acesso à informação pelas redes, mas conhecendo a Amazônia e seu povo com o pé no chão”, acrescentou.

Ao pegar o microfone, Lula concordou com a proposta e disse que os governadores “podem ficar certos” que ela será encaminhada ao secretário-geral da ONU, António Guterres, com quem o petista deve se reunir ainda nesta passagem pelo Egito.

“Na Amazônia, temos dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional: o Amazonas e o Pará. Aí vocês vão discutir entre vocês quem tem mais a oferecer do ponto de vista de infraestrutura às milhares de pessoas que vão se dirigir ao estado”, disse o presidente eleito.

“Acho muito importante que seja na Amazônia. Muito importante que as pessoas que defendem o clima conheçam de perto o que é aquela região. Para que as pessoas possam discutir a Amazônia a partir de uma realidade concreta”, completou.

As informações são da CNN Brasil.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 9 =