Conecte-se conosco

Amazonas

Consulado do Japão oferece intercâmbio para educadores da região Norte

Inscrições para intercâmbio seguem abertas até o dia 16 de fevereiro, no Consulado do Japão, em Manaus.

O bolsista irá adquirir os conhecimentos da educação japonesa. (Foto:Reprodução)

A Embaixada do Japão no Brasil, está com inscrições abertas para o programa de bolsas de estudos para brasileiros em universidades japonesas. No Consulado Geral do Japão em Manaus, educadores dos estados da região que lecionam para o ensino Fundamental e Médio, poderão se candidatar para a bolsa de “Treinamento de Professores’.

O edital fica aberto para inscrições no Processo de Seleção 2023 até dia 16 de fevereiro. A bolsa ofertada é no valor de R$ 5.560 e tem duração de 1 ano e seis meses, iniciando em outubro de 2023.

Além da bolsa, o educador será contemplado com um curso de língua japonesa nos primeiros seis meses de participação.

Os candidatos que residem nos estados da região Norte, podem consultar o edital completo do Processo de Seleção 2023, contendo os documentos necessários, datas e demais critérios, no portal do Consulado Geral do Japão em Manaus, disponível no link https://bit.ly/consuladomanaus.

O objetivo do programa é selecionar profissionais para realizar pesquisa, em universidades japonesas, nas áreas relacionadas à educação, e aplicá-los em suas escolas no Brasil.

A oportunidade contempla professores, gestores, orientadores pedagógicos e assistentes educacionais que tenham ao menos cinco anos de experiência nas redes de ensino estadual, municipal ou particular. Outro critério é que os candidatos sejam fluentes na língua inglesa e tenham conhecimento básico da língua japonesa.

A assessora cultural do Consulado-Geral do Japão em Manaus, Erika Yukari, destacou os principais ganhos que um educador do Amazonas pode obter com a experiência de estudar no Japão.

“O bolsista irá adquirir os conhecimentos da educação japonesa, podendo analisar, presencialmente, como que o sistema educacional funciona na escola do Japão. A contribuição maior será direcionada para as escolas bilíngues português-japonês, seja ela pública ou privada, visto que o bolsista poderá implementar uma melhoria no ensino da língua japonesa e dos valores da cultura japonesa”, apontou Erika.

Os professores interessados em participar do processo seletivo devem fornecer documentação completa no ato da inscrição, levar os documentos até o Consulado Japonês ou enviar via Correios. Além de passarem por outras etapas, como análise dos documentos e entrevistas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + treze =