Amazonas
Operação aplica mais de R$ 3 bilhões em multas e indica queda no desmatamento da Amazônia
As ações fazem parte da operação Verde Brasil executada pelo Ministério da Defesa. Foram ainda executadas mais de 94 mil inspeções, patrulhas navais, terrestres e aéreas para coibir retirada ilegal de madeira.
A operação Verde Brasil realizada durante dez meses pelo Ministério da Defesa contra o desmatamento na Amazônia resultou na aplicação de 4.969 multas que, somadas, chegam ao valor de 3,339 bilhões de reais. O Governo garante ainda que dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam uma queda nos avisos de desmatamento de 34% em fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2020. Nos últimos sete meses, a redução acumulada chega a 21%.
Até agora foram mais de 94.000 inspeções, o que levou à apreensão de 496.000 metros cúbicos de madeira, 1.846 embarcações e 890 veículos e tratores. Também foram efetuadas 298 prisões em flagrante, apreensão de 751 quilos de drogas e 123.528 armas e munições. Já os avisos de desmatamento tiveram redução de 34% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período de 2020.
O registro de desmatamento aponta uma queda pelo segundo mês consecutivo, segundo dados do Inpe. O resultado reflete a atuação da Operação Verde Brasil 2 no combate ao desmatamento e a ilícitos ambientais na Amazônia Legal. Em 10 meses de Operação, são empregados, diariamente, cerca de 2,5 mil militares e agentes de órgãos de controle ambiental e de segurança pública.
Segundo o Ministério da Defesa, até o momento, as ações foram executadas por patrulhas navais, terrestres e aéreas. A operação prossegue e, a cada dia, são registradas novas apreensões.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário