Amazonas
Ignorados por Wilson Lima, indígenas prometem acampar na frente da sede do Governo
Movimento quer a saída do atual presidente da FEI, Zenilton de Souza.
Mais um grupo de lideranças indígenas ligadas à Coordenação das Organizações Indígenas e Povos do Amazonas (COIP-AM) desembarcou em Manaus nesta sexta-feira (10/06) na tentativa de pressionar o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) para que o chefe do Executivo afaste o diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Zenilton de Souza Ferreira. Caso a substituição não ocorra, o movimento promete acampar na frente da sede do Governo por tempo indeterminado.
Desde a última segunda-feira (06/06), lideranças indígenas se mobilizam em Manaus exigindo a substituição do atual diretor da FEI, ao qual julgam que Zenilton não corresponde aos interesses dos povos tradicionais do estado. De acordo com um dos membros do movimento, Cláudio Pereira, da etnia Mura e morador de Autazes, caso o governador do Amazonas, Wilson Lima, não atenda ao pleito, as pessoas que integram o movimento vão acampar na frente da sede do Governo do Amazonas, zona oeste de Manaus, por tempo indeterminado.
“Se o governador não atender a reivindicação nossa, vamos voltar novamente com muitas lideranças para se acampar em frente ao palácio e só iremos sair quando tivermos uma resposta definitiva que ele vai tirar o presidente da FEI e colocar o nome que está no documento que encaminhamos para chegar até o governador”, comentou Cláudio Mura.
O cacique Paulo Mendes, da etnia Tikuna e morador de Tabatinga, ressaltou que os indígenas esperam por uma resposta do Governo do Estado em razão do atual presidente não atender às políticas voltadas para os povos tradicionais. Paulo ressaltou que o movimento espera até esta sexta-feira (10) por um diálogo com o governador Wilson Lima.
“Não queremos a permanência dele porque não corresponde a nossa demanda. Somos discriminados por ele. Somos mal atendidos. O atual presidente da FEI não dá bom exemplo. Ele é um mal exemplo para nós. E o governador precisa atender a nossa reivindicação”, disse.
Movimento
Na segunda-feira, o coordenador-geral do COIP-AM, Orlando Melgueiro da Silva, o movimento só encerrará a manifestação quando o governador WIlson Lima (UB) atender ao pedido das lideranças. Ele informou que o atual presidente da FEI não desenvolve políticas públicas eficazes na luta do povo tradicional do estado amazonense.
“Ninguém nos recebeu (na sede do Governo). O objetivo maior dessa manifestação é afastar o Zenilton da FEI. Porque ele foi indicado pelo governador para assumir uma política pública de tão relevância para os parentes, em diferentes situações. Mas o que aconteceu é que ele viajou muito para o interior, prometendo coisas, cometendo crimes e improbidade administrativa. As políticas públicas não estão funcionando, precisam de uma avaliação mais séria. Então, os parentes estão se mobilizando com o objetivo de inverter esse quadro”, disse o líder indígena da etnia baré.
O coordenador do COIP-AM salientou que um abaixo-assinado produzido pelas lideranças indígenas pedem a substituição de Zenilton de Souza pelo líder indígena Raimundo Alcinez Maricaua, da etnia Kocama. “Os parentes trouxeram do interior um abaixo-assinado indicando o Raimundo para a assumir FEI. Mas que fosse avaliado pelo governador e pela equipe do governador. Não seria uma indicação partidária. É um movimento indígena indicando o Raimundo. O Zenilton não tem condições e nem capacidade”, disse.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário