Conecte-se conosco

Amazonas

IBGE: comércio varejista do Amazonas cresce 0,6% em outubro e acumula 7,4% no ano

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 12,1 por cento no Amazonas, em outubro deste ano, na comparação com outubro do ano passado. E cresceu 0,6% com relação ao mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De janeiro a outubro de 2019, já registra um crescimento de 7,4%, e de 6,5% nos últimos 12 meses.

No Brasil, as vendas no varejo variaram 0,1% em outubro de 2019 na comparação com o mês anterior (série com ajuste sazonal). É o sexto mês consecutivo de crescimento, com um acréscimo de 2,7% no período. O índice de média móvel trimestral, após acréscimo de 0,6% no trimestre encerrado em setembro, mostrou perda de ritmo no trimestre encerrado em outubro (0,4%).

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista cresceu 4,2%, sendo a sétima taxa positiva consecutiva. Com esse resultado, o varejo acumulou 1,6% de janeiro a outubro frente ao mesmo período de 2018. O indicador sinaliza ganho de ritmo nas vendas no acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 1,6% em setembro para 1,8% em outubro.

Já no varejo ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas cresceu 0,8% em relação a setembro de 2019, oitava expansão seguida, acumulando 5,2% no período. Com isso, a média móvel do trimestre encerrado em outubro (0,7%) mantém o ritmo das vendas do trimestre móvel anterior (0,7%).

Frente a outubro de 2018, o comércio varejista ampliado avançou 5,6%, sendo a sétima taxa positiva consecutiva. O indicador acumulado de janeiro a outubro de 2019 registrou aumento de 3,8%, enquanto o indicador acumulado nos últimos 12 meses se manteve estável ao registrar avanço de 3,8% até outubro.

Atividades

Seis das oito atividades pesquisadas pela PMC tiveram resultados positivos em outubro. São elas: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,3%), Combustíveis e lubrificantes (1,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%), Móveis e eletrodomésticos (0,9%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,3%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,2%). O setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, após avançar 4,0% entre maio e setembro, mostrou variação próxima a estabilidade (-0,1%), contribuindo para variação de 0,1% no volume de vendas do comércio varejista.

Na mesma comparação, o segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria recuou 1,1%.
Considerando o comércio varejista ampliado, o volume de vendas em outubro teve acréscimo de 0,8% frente a setembro de 2019, na série com ajuste sazonal, refletindo, principalmente, o aumento nas vendas de Veículos, motos, partes e peças (2,4%) e de Material de construção (2,1%), ambos após avanços significativos registrados no mês anterior, 1,2% e 1,8%, respectivamente.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + onze =