Amazonas
HPS Platão Araújo vira porta de entrada para pacientes com Covid-19
A unidade hospitalar será dividida em duas áreas, sendo uma para o atendimento de urgência e emergência nas especialidades de rotina da unidade e outra exclusiva para pacientes com o novo coronavírus.
Com a terceira fase do Plano de Contingência para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) em execução avançada, o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo iniciou reorganização interna e se torna porta de entrada referência em atendimento de pacientes com sintomas da Covid-19. A equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) esteve na unidade, na sexta-feira (25), para verificar o funcionamento do plano.
De acordo com o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, o HPS Platão Araújo será dividido em duas áreas, sendo uma para o atendimento de urgência e emergência nas especialidades de rotina da unidade e outra exclusiva para pacientes com Covid-19. Ele ressaltou que a medida é uma ação preventiva da Secretaria de Saúde.
“Viemos verificar as necessidades da unidade para isso, de uma forma preventiva, já nos preparando, porque estamos identificando o aumento de casos e, principalmente, um aumento de internações. Esse é um trabalho em que nós estamos dotando a rede para esse aumento”, explicou Marcellus.
Segundo o secretário, mesmo com a organização da rede, é necessária a colaboração da sociedade para manter as medidas de prevenção. “Que a população possa se recolher, possa evitar as aglomerações, trabalhar mais ainda os protocolos de higienização das mãos e ajudar a toda a sociedade no combate à Covid, principalmente na utilização de máscaras”, disse.
A secretária executiva adjunta de Atenção à Urgência e Emergência, Mônica Melo, destaca que com a mudança do perfil do HPS Platão Araújo, a rede passa a contar com 53 leitos clínicos e 11 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na unidade para pacientes com Covid-19.
Como vai funcionar
No novo fluxo, dentro do protocolo de classificação de risco de Manchester, pacientes de classificação azul e verde (pouco grave) que procurarem o Platão Araújo sem sintomas de Covid-19 serão referenciados para outras três unidades em zona geográfica próxima. Serão elas: os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) Enfermeira Eliameme Rodrigues Mady e Danilo Corrêa, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues, todos na zona norte.
Já os pacientes que apresentarem sintomas leves de Covid-19 e tiverem classificação azul ou verde serão atendidos no Platão Araújo, medicados e encaminhados para tratamento domiciliar.
Pacientes com classificação laranja e amarela (risco médio), com sintomas respiratórios ou não, serão avaliados no HPS Platão Araújo. Se não apresentarem sintomas de Covid-19, serão encaminhados pelo médico para tratamento domiciliar ou serão transferidos para outra unidade, dependendo do quadro clínico. Os que apresentarem sintomas de Covid-19 serão avaliados e, caso haja necessidade, internados no próprio HPS.
Pacientes com classificação vermelha (alto risco), com quadro grave de Covid-19, serão atendidos diretamente no Platão Araújo e, após estabilização, internados na própria unidade. Caso sejam pacientes graves de outras patologias, serão estabilizados em área reservada para atendimento e transferidos via Sistema de Transferência de Emergência Regulada (Sister).
“Nós vamos fornecer o endereço para o paciente (classificado como azul ou verde) em um folheto, vai ser classificado e será referenciado. O paciente respiratório entra para a unidade (HPS) para o atendimento. O paciente classificado como laranja e amarelo vem para a UDC – Unidade de Decisão Clínica, onde será atendido saindo de alta para domicílio ou transferido para outra unidade”, esclareceu Mônica Melo.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário