Conecte-se conosco

Amazonas

HPS João Lúcio é segunda unidade de saúde a receber câmara frigorífica para corpos de mortos pela Covid-19

O governo do Amazonas instalou na manhã de hoje (31) a câmara fria no HPS 28 de Agosto e no período da tarde no hospital e pronto-socorro da zona leste de Manaus; HPS Platão Araújo será o próximo a receber estrutura temporária.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) instalou, na tarde desta quinta-feira (31) mais uma câmara frigorífica, agora no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, na zona leste de Manaus. A estrutura temporária já havia sido instalada na manhã desta quinta no HPS 28 de Agosto.

A secretaria, como forma preventiva, vai instalar as câmaras para dar suporte aos hospitais no acondicionamento de corpos de pacientes que falecerem vítimas da Covid-19.  Paralelamente a isso, está reforçando a estrutura de atendimento no pós-óbito dos prontos-socorros da rede estadual, trabalhando na instalação de câmaras mortuárias nos necrotérios dos prontos-socorros da capital.

Nos próximos dias está prevista a instalação da última câmara fria, no HPS Platão Araújo. A instalação da estrutura temporária está prevista na quarta fase do Plano de Contingência para o Recrudescimento da Covid-19 e está relacionada à tendência de aumento do número de óbitos por Covid-19.

A instalação das câmaras frigoríficas, assim como a implantação de câmaras mortuárias permanentes, faz parte de um conjunto de medidas que estão sendo implementadas pelo Estado para melhorar o atendimento no pós-óbito nos hospitais, incluindo acolhimento e orientação às famílias de forma digna e humanizada.

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, explicou que as câmaras mortuárias permanentes serão um incremento na estrutura das unidades, atendendo às necessidades dos hospitais em relação à segurança biológica no manejo pós-óbito, para além da pandemia. “Estamos trabalhando na revitalização das unidades de saúde, onde nós já havíamos identificado a necessidade nessas unidades de uma estrutura permanente”.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 16 =