Amazonas
Hospital Nilton Lins não atua de porta aberta, informa Secretaria de Saúde
O hospital será utilizado para dar retaguarda a outras unidades hospitalares da capital e do interior
O Hospital Nilton Lins (HNL), – que foi entregue pelo governador Wilson Lima (PSC), na presença do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na última terça-feira (26/01), – não funciona de portas abertas para tratamento de Covid-19. Foi o que informou nesta quinta (27/01) a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
De acordo com a secretaria, o hospital será utilizado para dar retaguarda a outras unidades hospitalares da capital e do interior, recebendo apenas pacientes graves que precisam ser transferidos, via Sistema de Regulação.
O Hospital Nilton Lins, referência para Covid-19, tem 80 leitos clínicos e 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O atendimento será ampliado à medida que for equacionada a oferta de oxigênio de forma sustentável.
Atendimento
Segundo a SES-AM, o atendimento de livre demanda deve ser buscado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos Serviços de Pronto Atendimento (SPA), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), nos Prontos-Socorros ou, no caso de gestantes, em maternidades.
A secretaria informou ainda que a rede estadual possui 17 unidades de urgência e emergência de porta aberta para atender pacientes com a Covid-19, e sete maternidades que podem ser acessadas pela população 24 horas por dia. E a Prefeitura de Manaus conta com 19 UBSs com horários específicos de atendimento e mais três UBSs móveis.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário