Conecte-se conosco

Amazonas

Nova fábrica da Honda no Polo Industrial de Manaus vai produzir motores e modelos de motos

Apesar da novidade, empresa afirmou que não prevê contratação de novos colaboradores por enquanto.

Até o fim do ano, a expectativa da Abaciclo é fabricar 1.060.000 unidades.(Foto Josney Benevuto_Rede Amazônica)

Nesta quinta-feira (21), a Honda inaugurou uma nova fábrica para produção de motores no Polo Industrial de Manaus. Apesar da novidade, ainda não há previsão para novas contratações.

A Honda também anunciou melhorias na linha de montagem de modelos como a CG160,NXR 160 Bros, XRE 190, CRF250F. Os avanços foram apresentados à imprensa durante uma visita nas fábricas, nesta quinta-feira.

Segundo a empresa, com o alívio que a vacinação contra Covid está causando no cenário da pandemia, as projeções são otimistas para o setor de duas rodas. Durante a crise sanitária, a Moto Honda teve que dar férias coletivas a colaboradores e até suspensão temporária de produção no Amazonas.

A cerimônia de inauguração contou com a participação de executivos da empresa, políticos e do governador Wilson Lima (PSC). Os investimentos chegam a R$ 500 milhões de reais, que foram anunciados em 2019.

O vice-presidente da Honda, Julio Koga, afirma que a empresa ainda não pode oferecer novos postos de trabalho, enquanto a economia não se estabilizar. Ele ressalta, ainda, que o número de empregos não foi reduzido por conta da pandemia.

Até então, o processo de fabricação dos motores, que inclui fundição, usinagem, montagem e pintura de alumínio, não estavam alocados em um mesmo espaço físico. Com a inauguração, os processos serão realizados no mesmo lugar e os funcionários remanejados de outros setores para o novo espaço.

Neste ano, a Honda completa 45 anos na Amazônia, sendo um dos centros de produção mais representativos das Américas. Na empresa são fabricados desde embalagens metálicas, moldes, tubos estruturais até rodas, chassis, guidões e outras peças.

Alta na produção de motos

No primeiro semestre de 2021 a produção de motocicletas em empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus teve um aumento de 45% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

No total, 568.863 unidades foram produzidas entre janeiro e junho, enquanto no ano passado foram 392.217 produções.

Segundo a associação, foi o melhor resultado para o semestre desde 2015, ano em que foram fabricadas 697.540 mil unidades.

Até o fim do ano, a expectativa da Abaciclo é fabricar 1.060.000 unidades.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − oito =