Amazonas
Guardas municipais de Manaus vão atuar com pistolas, spray de pimenta e taser de choque elétrico
A Prefeitura diz que o novo armamento será utilizado apenas em último caso, quando a segurança do espaço público e do servidor estiver em risco.
Mais de 30 guardas municipais de Manaus receberam armamento letal, nesta terça-feira (18). De acordo com a prefeitura, a entrega das pistolas 9 milímetros foi feita para os aprovados na primeira turma do curso de formação. O município afirmou que o uso de “arma de fogo é a última opção”.
O evento de entrega aconteceu na sede da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste.
A armamento da Guarda Municipal é uma promessa de campanha do prefeito. “A segurança pública é atribuição do Estado, mas, em todo o Brasil, já existem as guardas municipais. Nós temos muitos problemas com a segurança dos nossos prédios públicos. Vamos priorizá-los, juntamente com o transporte coletivo, os terminais, e estaremos também presentes nas feiras e mercados”, disse David Almeida, durante a entrega.
Segundo a prefeitura, os guardas municipais armados serão se juntarão a outros cem agentes municipais de segurança e à Polícia Militar do Amazonas. “Vamos juntar a esses, mais ou menos, cem guardas municipais e mais policiais militares, que serão integrados, por meio de um convênio com a Polícia Militar do Amazonas, onde compraremos os dias de folga, para que possamos dar a nossa contribuição para a segurança da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Armamento
Os guardas municipais receberam pistola Taurus 9 milímetros. Conforme a prefeitura, a instituição também terá alternativas não letais. “Seguindo a recomendação de uso progressivo da força, com táticas de imobilização, spray de pimenta e taser de choque elétrico”, afirma a prefeitura.
De acordo com titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), delegado Sérgio Fontes, o novo armamento será utilizado apenas em último caso, quando a segurança do espaço público e do servidor estiver em risco.
Ele lembrou um episódio que aconteceu em junho de 2021, quando espaços e prédios públicos foram atacados por membros de facções. “Na ocasião, os guardas municipais não tiveram poder de resposta por estarem desarmados”, argumenta a prefeitura.
“Vale ressaltar que ainda vamos continuar utilizando o armamento não letal. A arma de fogo é a última opção, mas vimos, no ano passado, durante os ataques realizados à nossa cidade, que, infelizmente, é necessário, para se impor diante da criminalidade. Temos que ter o mínimo poder de resposta, que é a arma de fogo”, reiterou Fontes.
Fardamento
Os agentes de segurança também receberam o novo fardamento da Guarda Municipal. O uniforme tem nova coloração.
“Um tecido mais apropriado, não apenas para o clima amazônico, mas, principalmente, para as novas atribuições que, agora, são incluídas na rotina dos servidores”, diz o município.
Durante o evento, também foram apresentados os novos veículos que serão usados pela Guarda Municipal.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário