Amazonas
Governo do Amazonas isenta de IPVA motos com menos de mil cilindradas
A nova lei do IPVA Social que amplia o número de veículos isentos do imposto, passando de 244 mil para cerca de 425 mil a partir de janeiro de 2026.
A partir de janeiro de 2026, donos de motocicletas com motores abaixo de mil cilindradas estarão isentos do pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O processo será automático e os donos não precisarão fazer solicitação nem cadastro. Bastará pagar a taxa do licenciamento.
A informação foi divulgada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, (UB) nesta quarta-feira (12)/11), quando sancionou a lei. O IPVA Social amplia o número de veículos isentos do imposto, passando de 244 mil para cerca de 425 mil a partir de janeiro de 2026, um aumento de 75%, de acordo com o governo. A medida integra o Projeto de Lei nº 09/2025 que também reduz em 50% as alíquotas do IPVA no estado. O governador diz que o Amazonas se torna o Estado com o menor IPVA médio do Brasil.
Pitstop
O governador acrescentou que irá montar pitstops para motociclistas em Manaus. Segundo o governador, o local terá televisão e banheiro para os motociclistas descansarem e tomarem banho. O primeiro será construído na Avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. Segundo Lima, em cada zona da cidade haverá um pitstop.
O ponto de apoio, segundo o governador, terá uma ducha para o motociclista tomar banho, uma sala de conforto, televisão e equipamento para calibrar o pneu da motocicleta.
Ele prometeu colocar um ponto de apoio em cada zona da cidade de Manaus. A meta é colocar seis pontos até o mês de fevereiro e ampliar essa quantidade para atender mototaxistas, motofretistas e moto app.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário